Publicidade

5 contos clássicos de Roald Dahl que viraram filme

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Dezembro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Fox, Warner Bros, Sony Pictures
Reprodução/Fox, Warner Bros, Sony Pictures

Roald Dahl pode não ser um nome popular para muitas pessoas, mas suas obras certamente marcaram gerações em todo o mundo, principalmente através das adaptações de seus contos para o cinema. O autor britânico produziu histórias para crianças e adultos ao longo de sua carreira, mas foram seusuas narrativas infantis que o tornaram bastante popular até os dias de hoje.

Recentemente, a Netflix lançou quatro curtas metragens, dirigidos pelo diretor Wes Anderson, baseado em histórias adultas escritas por Dahl, sendo eles A Incrível História de Henry Sugar, O Cisne, Veneno e O Caçador de Ratos. Apesar de serem bem interessantes, estamos aqui para falar das obras que marcaram a tela grande e ajudaram o nome de Dahl ir além dos seus livros. Afinal, você pode não conhecer o nome do autor, mas certamente já visitou sua Fantástica Fábrica de Chocolate ou se deparou com uma Matilda por aí.

5. O Fantástico Sr. Raposo

Continua após a publicidade

O Fantástico Sr. Raposo é uma animação em stop motion estrelada por um elenco absurdo, com nomes como George Clooney (Onze Homens e Um Segredo), Meryl Streep (O Diabo Veste Prada), Bill Murray (Os Caça-Fantasmas), Jason Schwartzman (Asteroid City), Brian Cox (Succession) e Michael Gambon (Harry Potter e o Enigma do Príncipe).

A história mostra o Sr. Raposo, sua esposa e seu filho, que vão morar em uma árvore na colina. Eles têm como vizinhos vários animais e o Sr. Raposo prometeu que deixaria a vida de ladrão de galinhas para trás, já que a sua esposa está grávida. Só que dois parceiros do passado dele descobrem que existem fazendas nas proximidades e tentam convencê-lo a voltar a cometer o crime, atraindo fazendeiros que querem caçá-los.

Dirigido por Wes Anderson, O Fantástico Sr. Raposo traz todo o clima dos outros longas do diretor, o que agradou bastante aos seus fãs — e tudo isso sem abrir mão desse clima de fábula que marcam as obras de Dahl.

Continua após a publicidade

O Fantástico Sr. Raposo está disponível na Star+, HBO Max e Mubi.

4. O Bom Gigante Amigo

O Bom Gigante Amigo é um filme que mistura animação e live-action, dirigido por Steven Spielberg e que conta a história de uma menina órfã que acaba sendo capturada por um gigante. O seu relacionamento com a garota mostra que ele não é maldoso como outros gigantes, algo que faz com que a sociedade se aproxime dele, que chega a ser convidado para um almoço com a rainha da Inglaterra.

Continua após a publicidade

Desde os anos 1990, os produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy tentaram tirar o projeto do papel, algo que só foi começar a ser realmente concretizado em 2014, quando Spielberg foi anunciado como diretor. Apesar de ter recebido boas críticas, o público parece não ter prestado muita atenção no filme nos cinemas, que foi começando a ser descoberto depois que ele passou a ser exibido na TV e em home video.

3. Convenção das Bruxas

Convenção das Bruxas se tornou um clássico da Sessão da Tarde e chegou a receber uma versão que foi lançada em 2020, mas o filme dos anos 1990 é muito mais legal e assustador. A adaptação conta a história de um garoto de 10 anos que fica em um hotel com a sua vó e descobre que está acontecendo uma convenção de bruxas no local.

Continua após a publicidade

Ele acaba ouvindo que elas querem transformar todas as crianças do mundo em ratos, fazendo com que o moleque seja a única linha de defesa contra as bruxas. Apesar de ser um filme supostamente infantil, é bem traumatizante ver a líder do grupo de feiticeiras, interpretada por Anjelica Huston (A Família Addams) mostrando sua verdadeira face. Até hoje tem gente que fica cabreira quando essa versão passa na TV.

Convenção das Bruxas está disponível na HBO Max, e para locação e compra no iTunes e Amazon.

2. Matilda

Continua após a publicidade

Matilda é certamente a segunda obra mais conhecida de Roald Dahl, já servindo como base para adaptações para o cinema, para um musical e uma série da Netflix. Falaremos aqui do filme dos anos 1990, estrelado por Mara Wilson e Danny DeVito (It's Always Sunny in Philadelphia), que também foi seu diretor.

O filme conta a história da jovem Matilda, uma garota extremamente inteligente, mas que tem uma família de trambiqueiros e precisa aguentar uma escola bastante rígida. As coisas ficam mais caóticas quando ela desenvolve poderes telecinéticos e começa a usá-los para contornar os problemas da família e da escola.

É um filme bem bonitinho e uma história que por mais que se afaste em alguns momentos do conto original de Dahl, ainda traz a magia que o autor tentou passar com sua história.

Continua após a publicidade

Matilda está disponível na HBO Max e Paramount+, e para locação e compra no iTunes, Amazon e Google Play Store.

1. A Fantástica Fábrica de Chocolates

É óbvio que o topo da lista ficaria com A Fantástica Fábrica de Chocolates. Apesar de a versão de 2005, dirigida por Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura) e estrelada por Johnny Depp (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet) ser considerada bastante próxima da história original, a adaptação de 1971 é especial.

Continua após a publicidade

Com um roteiro do próprio Dahl, o filme acompanha o jovem Charlie, um garoto pobre que ganha a oportunidade de visitar a fábrica de doces de Willy Wonka. Acompanhado por outras crianças e seu avô, Charlie encontra um lugar mágico e ainda completamente insano, com um dono excêntrico que tem um plano especial para a visita.

Seja pela atuação elétrica de Gene Wilder como Willy Wonka, pelas músicas ou pelo visual mágico, A Fantástica Fábrica de Chocolates é um clássico do cinema e continua encantando pessoas de todas as idades até os dias de hoje.

A Fantástica Fábrica de Chocolates está disponível na HBO Max, e para locação e compra no iTunes, Amazon, Google Play Store e Microsoft Store.