Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o prequel de um filme ou uma série?

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Julho de 2022 às 10h01

Link copiado!

Glenn Carstens-Peters
Glenn Carstens-Peters

Um termo frequentemente usado no audiovisual é prequel ou prequência, como também é conhecido. A princípio, essa palavra pode causar estranhamento, mas prequel não é nada mais do uma história que antecede outra.

Desse modo, podemos entender que prelúdio (outro nome para prequel) é um filme ou série que conta uma história anterior aos demais filmes ou séries da saga. Um bom exemplo é O Hobbit, lançado em 2012, que narra fatos anteriores aos mostrados em O Senhor Dos Anéis,de 2002.

Continua após a publicidade

Repare que a prequência, assim como a sequência, é lançada após a obra original, mas conta uma história anterior, geralmente focada na origem de um personagem ou de um fato em específico. Não se preocupe se achou confuso, listamos alguns filmes e séries para que você veja como a prequência funciona.

Séries e filmes que ganharam um prequel

Muitas produções ganharam suas prequências após alguns anos. É o caso de Monstros Universidade, cuja história é anterior à Monstros S.A; Prometheus,que antecede a franquia Alien;e Animais Fantásticos e Onde Habitam, de Harry Potter. Veja outros exemplos a seguir.

Star Wars

Continua após a publicidade

Uma das prequências mais famosas é a da saga de Guerra nas Estrelas (Star Wars). A trilogia composta pelos longas Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), Episódio II:Ataque dos Clones (2002) e Episódio III: A Vingança dos Sith (2005) são uma prequência do Star Wars ou Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), o primeiro filme da saga a ser lançado.

Contrariando toda a ordem numérica, Star Wars lançou primeiro o episódio quatro e só (muitos) anos depois foi contar o início da história. Sendo assim, é sabido que esta ordem é um pouco confusa, e que existem diferentes maneiras de assistir aos filmes. Por essa e outras razões, o Canaltech tem um artigo explicando tudo sobre a cronologia da saga.

Game of Thrones (GoT)

Continua após a publicidade

Com oito temporadas completas, Game of Thrones se consagrou como uma das séries mais assistidas dos últimos tempos. Após o seu fim, alguns spin-offs começaram a surgir, entre eles a prequência A Casa do Dragão, que conta a história de uma guerra civil ocorrida dentro da Casa Targaryen.

A série se passa 200 anos antes dos acontecimentos retratados em GoT e está prevista para estrear dia 21 de agosto de 2022 na HBO Max.

Supernatural

Continua após a publicidade

Com 15 temporadas no currículo, Supernatural se firmou como uma das maiores séries da atualidade, conquistando fãs por todo o mundo. A obra, agora, ganhará um prequel chamado The Winchesters (ainda sem tradução), que contará a história de John Winchester (Drake Rodger) e Mary Campbell (Meg Donnelly), os pais de Dean e Sam.

A produção terá ainda Dean (Jensen Ackles) como o narrador e mostrará como o casal se encontrou, se apaixonou e criaram um legado de caçadores nos Estados Unidos. Programada para estrear dia 11 de outubro de 2022, nos Estados Unidos, a produção ainda não tem data de estreia confirmada para o Brasil.

O Silêncio dos Inocentes

Continua após a publicidade

O filme de Hannibal Lecter também ganhou sua prequência. Trata-se do filme Dragão Vermelho (Red Dragon), que retrata o médico antes de O Silêncio dos Inocentes.

Nesse longa, Hannibal está preso e é obrigado a ajudar o agente do FBI, Will Graham (Edward Norton) a obter informações sobre o serial killer Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes). O que o policial não sabe é que Hannibal também repassa informações ao próprio Dolarhyde.

Minions e Meu Malvado Favorito

Continua após a publicidade

A saga dos monstrinhos amarelos conta com vários longas, alguns são mais focados em Gru e outros nos próprios minions, mas todos se complementam e são importantes para o desenvolvimento da história.

Em 2022, foi lançado Minions 2: A origem de Gru, uma prequência que retrata a infância do vilão em 1970, suas descobertas em como se tornar mal, e sua tentativa de entrar para o Vicious 6, o grupo de supervilões.