Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barbie | Bilheteria ultrapassa super-heróis e quebra alguns recordes do cinema

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Julho de 2023 às 13h03

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros

Não havia dúvidas de que Barbie seria um fenômeno, mas a bilheteria inicial do filme confirmou o tamanho desse sucesso. O longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling arrecadou nada menos do que US$ 337 milhões em todo o mundo apenas em seu primeiro final de semana. Com isso, ele quebra alguns recordes e já supera grandes medalhões do cinema logo de início.

Esse número mais do que impressionante coloca a adaptação da boneca mais famosa do mundo como a melhor estreia de um filme em 2023. Só para ter uma ideia, o total arrecadado entre a quinta-feira (20) e o domingo (23) foram o suficiente para colocar a produção como a 11ª bilheteria global de todo o ano, à frente de tudo aquilo que filmes como The Flash e Creed 3 arrecadaram ao longo de semanas. Nem mesmo o velho Indiana Jones conseguiu lidar com tanto pink e também ficou para trás.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, a expectativa é que a excelente recepção de Barbie faça com que esse número cresça ainda mais com o passar do tempo. Estimativas mais otimistas apontam que há grandes chances de ele quebrar a marca do bilhão, podendo até mesmo superar Super Mario Bros. – O Filme e seu US$ 1,34 bilhão.

Enquanto isso, grandes franquias estão prestes a ser superadas pela boneca da Mattel. Com base nos números divulgados, o filme de Greta Gerwig deve ultrapassar Missão Impossível 7 (US$ 370,8 milhões) e John Wick 4: Baba Yaga (US$ 426,9 milhões) já nas próximas semanas. E, levando em conta que não há mais nenhuma grande estreia de peso para disputar salas de cinema, é possível que isso aconteça mais cedo do que se previa e que até os US$ 476 milhões de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não seja um desafio tão grande assim.

A maior dificuldade, porém, será ver esse salto nas cifras por causa da China. Barbie já estreou no país, mas não repetiu o mesmo sucesso do Ocidente. Nos cinemas chineses, a boneca somou apenas US$ 8,2 milhões no último fim de semana — um número não tão expressivo assim em um mercado famoso por ser superlativo. Em termos comparativos, The Flash estreou por lá com US$ 13,7 milhões e Velozes e Furiosos 10 com US$ 50,7 milhões.

Quebrando recordes

Só que o desempenho morno na China não está tirando o sono da Warner e tampouco da diretora Greta Gerwig. Até porque o lançamento de Barbie já veio quebrando vários recordes de bilheteria nos Estados Unidos e em boa parte do mundo.

Além de já ser a maior estreia de 2023, o filme também já é o longa dirigido por uma mulher com a maior arrecadação em seu fim de semana inicial, mostrando o quanto o discurso ácido de Gerwig funcionou como diferencial da proposta. Além disso, o título também é a maior estreia para uma franquia de brinquedos — o que não é uma tarefa tão difícil assim, para ser sincero.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, chama a atenção o tamanho que a onda rosa tomou em um momento em que o cinema é dominado por super-heróis, sequências e histórias já conhecidas. Por isso mesmo, a arrecadação da Barbie marca também o recorde de ser a maior arrecadação de um filme que não é continuação ou parte de um universo compartilhado desde Jogos Vorazes, em 2012.

Quando o assunto é gênero, a coisa é ainda mais antiga. A aventura da boneca de Margot Robbie se tornou a melhor abertura de um filme de comédia desde Se Beber, Não Case 2, de 2011.