Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para assistir Super Mario Bros. – O Filme

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Abril de 2023 às 19h35

Link copiado!

Universal Pictures
Universal Pictures
Mario Bros

Depois de décadas de espera, Super Mario Bros – O Filme finalmente entrega uma aventura no nível daquilo que os jogadores sempre esperaram ver do personagem. O ícone dos games nunca teve uma adaptação à altura e, somente agora, a nova animação faz jus a tudo o que o herói bigodudo representa e tem a oferecer.

E não faltam motivos para isso. Do respeito ao material original ao humor dessa trama tão divertida, o longa funciona para todas as idades e até mesmo para quem não é tão familiarizado com o mundo dos games. Afinal, todo mundo conhece Mario em maior ou menor grau.

Mas se você ainda está em dúvida se o filme do encanador bigodudo merece ou não seu ingresso, o Canaltech listou 5 motivos para você assistir Super Mario Bros. – O Filme.

Continua após a publicidade

5. Repleto de referências

É impossível não se encantar com a enorme quantidade de referências. Cada cena do filme esconde dezenas de piadas e brincadeiras com os jogos. Algumas são bem óbvias e fazem até parte da história, enquanto outras são elementos visuais ou um simples objeto no cenário que ajuda a deixar a adaptação ainda mais rica nessa belíssima homenagem aos games.

O mais impressionante é que esses easter eggs não estão jogados ali só para fazer um fanservice barato no público. Eles fazem parte do universo do Mario nos games e estão inseridos no filme de forma bastante orgânica, fazendo sentido dentro do contexto e enriquecendo cada momento.

Continua após a publicidade

Se você é do tipo que adora pescar referências, prepare-se para rever Super Mario Bros algumas vezes para encontrar todos esses segredos.

4. Respeito ao material original

É impossível não falar em filme do Mario sem lembrar do famigerado longa de 1993, que parecia tudo — de Blade Runner a O Exorcista —, menos Super Mario Bros. E, três décadas depois, Hollywood parece ter entendido que o que o público quer (e merece) ver é justamente elementos que remetem aos jogos.

Continua após a publicidade

Nesse caso, não há do que reclamar. O cuidado com todo o universo dos games é perceptível e algo que salta aos olhos em um nível quase artesanal. É quase como se equipes da Nintendo tivessem cuidado de cada uma das cenas para fazer com que elas fossem familiares para todo mundo, inclusive para aquela pessoa que viu um videogame uma única vez na vida.

Já para quem é um jogador que cresceu com Super Mario em suas mais variadas formas, o filme é um abraço caloroso que vai fazê-lo sentir-se novamente criança na frente do seu primeiro console.

3. História simples, mas que funciona bem

Continua após a publicidade

Falando em familiaridade, Super Mario Bros – O Filme não inventa moda quando o assunto é história. A trama do longa é aquilo que os jogos sempre mostraram, com Mario viajando mundos e pulando em tartarugas para derrotar o vilão Bowser de seu plano de dominar o mundo.

A diferença é que, ao invés de salvar a princesa, o herói bigodudo precisa resgatar seu irmão Luigi, subvertendo aquela velha ideia da mocinha em perigo. É uma virada que moderniza a história, quebra expectativa e que funciona muito bem.

Além disso, ela também oferece alguns momentos que tornam tudo mais divertido. Com Peach como uma heroína atuante, o roteiro consegue criar situações novas para Bowser e isso abre mais possibilidades para o humor.

Continua após a publicidade

2. Trilha sonora impecável (ou quase)

Outro ponto alto é o uso da excelente trilha sonora. O longa explora muito bem as músicas de Koji Kondo e deixa claro porque elas são icônicas nos games. É impossível ficar indiferente quando cada uma das trilhas dos jogos aparece, até porque elas foram muito bem encaixadas e todas com um rearranjo que apenas valoriza essas melodias.

Elas são tão boas e bem utilizadas que chega a ofuscar algo que o próprio filme faz. O uso de músicas licenciadas contrasta bastante com o uso das músicas orquestradas e chegam a ser um ponto fraco. Afinal, está difícil se empolgar com a canção Holding Out for a Hero quando todo filme a utiliza.

Continua após a publicidade

1. Dublagem nacional

Por fim, temos a ótima localização do filme para o mercado brasileiro que melhorou aquilo que já era bom. A dublagem não só captou muito bem o espírito da aventura e da homenagem como também deixa claro o quanto todos os envolvidos estão se divertindo.

Raphael Rossatto e Manolo Rey são incríveis como Mario e Luigi, assim como o Toad de Eduardo Drummond é hilário. Além disso, Márcio Dondi capta muito bem todos os trejeitos que Jack Black dá ao seu Bowser e até arrisca umas canções, o que faz da sua versão do vilão uma das melhores coisas do longa.

Continua após a publicidade

O trabalho é tão bem-feito que é mais do que merecido a Universal Pictures ter colocado o nome dos dubladores nos créditos principais ao invés do elenco original. São eles que carregam o carisma nas costas, trazendo muito regionalismo e piadas locais que só deixam todo esse universo ainda mais próximo de nós.

Super Mario Bros – O Filme está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.