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Toyota Hilux GR-Sport | Quarta geração da picape esportiva chega por R$ 367 mil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Paulo Amaral/Canaltech
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A nova geração da Toyota Hilux GR-Sport chegou ao Brasil com estilo. Apresentada aos jornalistas ao lado de outros modelos da Gazoo Racing, divisão de carros esportivos da montadora japonesa, a picape foi a principal novidade e a grande atração do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior paulista.

Revelada primeiramente na Argentina, a nova geração da Hilux GR-Sport mostrou que faz por merecer estar no seleto grupo de modelos esportivos da Gazoo Racing, que já contava com Toyota Supra, GT 86, GR Yaris, Corolla GR-Sport e Corolla Cross GR-Sport — todos presentes no evento desta quinta-feira (27).

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de testar a Hilux GR-Sport na pista off-road especialmente preparada para o evento. Antes, porém, tivemos que dar uma voltinha ao volante da variante SRX, justamente para fazer o comparativo entre as duas versões.

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Foi possível sentir na pele, já na primeira acelerada na pista de terra, que os acertos da nova versão da picape média da Toyota foram pontuais e tornaram um produto que já era bom em algo ainda melhor, com potencial para alavancar ainda mais as vendas do modelo.

Vale lembrar que a Hilux, somando todas as versões disponíveis da gama, costuma se manter entre as picapes mais vendidas do Brasil há um bom tempo. Em março de 2023, por exemplo, a representante japonesa fechou o ranking atrás apenas das “irmãs” da Fiat, a Toro e a Strada.

Hilux GR-Sport: mesmo motor, mas “pegada” diferente

A Toyota não mexeu no conjunto mecânico da Hilux GR-Sport, mantendo o motor 2.8 turbodiesel, capaz de entregar 224cv de potência e 55 kgf/m de torque ao motorista, o câmbio automático de 6 velocidades e a tração 4x4. Isso não significa, porém, que a picape permaneceu igual à geração anterior.

Os engenheiros da Gazoo Racing fizeram alterações nas bitolas da Hilux, que agora estão 14,4 cm mais largas no eixo dianteiro e 15,5 cm no traseiro. Essa mudança tornou um antigo problema do modelo — a rolagem da carroceria — praticamente inexistente e melhorou sensivelmente o comportamento dinâmico da Hilux GR-Sport.

A picape também está com um vão livre 2 centímetros maior (agora é de 30,6 cm), algo que pode parecer ínfimo, mas influencia bastante na dirigibilidade e nos ajustes de suspensão, que conta com amortecedores monotubo e molas exclusivas e precisaram ser modificados para a nova versão.

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Design também mudou pouco

A Toyota também não radicalizou no design da nova geração da Hilux GR-Sport, mas fez pequenas mudanças que tornaram a picape mais atraente, robusta e, por que não, “agressiva”.

As alterações incluem os novos para-lamas, mais salientes e que se integram completamente ao para-choque, oferecendo um visual diferenciado, que faz a Hilux GR-Sport parecer maior do que realmente é.

Na parte traseira, o tradicional santantonio deu lugar a uma espécie de aerofólio, que também ajuda na parte aerodinâmica do modelo desenvolvido na Argentina. Há ainda a assinatura Toyota na grade dianteira, e não apenas para destacar o nome da montadora. Ela serve para otimizar a área de resfriamento do motor.

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“Tudo isso faz com que você se sinta realmente sempre no controle do carro”, resumiu Diego Martino, gerente R&D da Toyota para a América do Sul.

Conforto e tecnologia

Por dentro, a Hilux GR-Sport não deixa a desejar para nenhum modelo, pois esbanja luxo e tecnologia. A picape da Toyota conta com faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL.

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A lista de equipamentos voltados para segurança também é bastante completa:

  • Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
  • Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD)
  • Assistência à Frenagem de Emergência (BA)
  • Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)
  • Faróis de neblina dianteiros de LED
  • Controle de Tração (TRC)
  • Controle Ativo de Tração (A-TRC)
  • Controle de Estabilidade (VSC)
  • Controle de Oscilação do Trailer (TSC)
  • Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)
  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC)
  • 7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros
  • Cintos de segurança de três pontos ajustáveis ​​em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os cinco ocupantes
  • Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos
  • Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior
  • Hill Start Assist Control (HAC)
  • Controle Ativo de Tração
  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • Downhill Assist Control (DAC)

Como anda a Toyota Hilux GR-Sport?

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A Hilux GR-Sport foi levada ao limite extremo na pista off-road do Velocitta, primeiro com a reportagem ao volante e, logo na sequência, com Amanda Vasconcelos, campeã brasileira de rally, convidada pela Toyota para mostrar na prática o quanto a picape evoluiu.

Apesar do curto teste, a Hilux GR-Sport provou que o slogan de lançamento ("Robustez, Agilidade e Diversão ao volante") não é apenas jogada de marketing. A nova integrante da família esportiva da montadora japonesa é, realmente, robusta e divertida ao mesmo tempo.

A experiência, tanto ao volante quanto ao lado da experiente profissional, serviu para mostrar que os ajustes casaram perfeitamente com a proposta do modelo, que se mostrou merecedor de ter o sobrenome GR e, assim, se tornar um representante do consagrado segmento esportivo da marca.

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“Os ajustes de suspensão, que agora contam com amortecedores monotube ao invés dos twin-tube da SRX, para mim são a principal diferença entre os modelos. Você sente a picape na mão o tempo todo, e isso passa uma segurança enorme”, comentou a campeã de rally ao fim da volta rápida.

Toyota Hilux GR-Sport: preço e disponibilidade

A nova Toyota GR-Sport já está à venda em todo o Brasil em 4 cores diferentes: Cinza Granito, Preto Atitude, Vermelho Volcano com teto preto e Branco Lunar com teto preto, ambas dual tone.

O preço da variante esportiva da Toyota Hilux é único, independentemente da cor: R$ 367.390.

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