Toyota Hilux GR-Sport | Quarta geração da picape esportiva chega por R$ 367 mil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A nova geração da Toyota Hilux GR-Sport chegou ao Brasil com estilo. Apresentada aos jornalistas ao lado de outros modelos da Gazoo Racing, divisão de carros esportivos da montadora japonesa, a picape foi a principal novidade e a grande atração do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior paulista.
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Revelada primeiramente na Argentina, a nova geração da Hilux GR-Sport mostrou que faz por merecer estar no seleto grupo de modelos esportivos da Gazoo Racing, que já contava com Toyota Supra, GT 86, GR Yaris, Corolla GR-Sport e Corolla Cross GR-Sport — todos presentes no evento desta quinta-feira (27).
A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de testar a Hilux GR-Sport na pista off-road especialmente preparada para o evento. Antes, porém, tivemos que dar uma voltinha ao volante da variante SRX, justamente para fazer o comparativo entre as duas versões.
Foi possível sentir na pele, já na primeira acelerada na pista de terra, que os acertos da nova versão da picape média da Toyota foram pontuais e tornaram um produto que já era bom em algo ainda melhor, com potencial para alavancar ainda mais as vendas do modelo.
Vale lembrar que a Hilux, somando todas as versões disponíveis da gama, costuma se manter entre as picapes mais vendidas do Brasil há um bom tempo. Em março de 2023, por exemplo, a representante japonesa fechou o ranking atrás apenas das “irmãs” da Fiat, a Toro e a Strada.
Hilux GR-Sport: mesmo motor, mas “pegada” diferente
A Toyota não mexeu no conjunto mecânico da Hilux GR-Sport, mantendo o motor 2.8 turbodiesel, capaz de entregar 224cv de potência e 55 kgf/m de torque ao motorista, o câmbio automático de 6 velocidades e a tração 4x4. Isso não significa, porém, que a picape permaneceu igual à geração anterior.
Os engenheiros da Gazoo Racing fizeram alterações nas bitolas da Hilux, que agora estão 14,4 cm mais largas no eixo dianteiro e 15,5 cm no traseiro. Essa mudança tornou um antigo problema do modelo — a rolagem da carroceria — praticamente inexistente e melhorou sensivelmente o comportamento dinâmico da Hilux GR-Sport.
A picape também está com um vão livre 2 centímetros maior (agora é de 30,6 cm), algo que pode parecer ínfimo, mas influencia bastante na dirigibilidade e nos ajustes de suspensão, que conta com amortecedores monotubo e molas exclusivas e precisaram ser modificados para a nova versão.
Design também mudou pouco
A Toyota também não radicalizou no design da nova geração da Hilux GR-Sport, mas fez pequenas mudanças que tornaram a picape mais atraente, robusta e, por que não, “agressiva”.
As alterações incluem os novos para-lamas, mais salientes e que se integram completamente ao para-choque, oferecendo um visual diferenciado, que faz a Hilux GR-Sport parecer maior do que realmente é.
Na parte traseira, o tradicional santantonio deu lugar a uma espécie de aerofólio, que também ajuda na parte aerodinâmica do modelo desenvolvido na Argentina. Há ainda a assinatura Toyota na grade dianteira, e não apenas para destacar o nome da montadora. Ela serve para otimizar a área de resfriamento do motor.
“Tudo isso faz com que você se sinta realmente sempre no controle do carro”, resumiu Diego Martino, gerente R&D da Toyota para a América do Sul.
Conforto e tecnologia
Por dentro, a Hilux GR-Sport não deixa a desejar para nenhum modelo, pois esbanja luxo e tecnologia. A picape da Toyota conta com faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL.
A lista de equipamentos voltados para segurança também é bastante completa:
- Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)
- Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)
- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
- Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD)
- Assistência à Frenagem de Emergência (BA)
- Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)
- Faróis de neblina dianteiros de LED
- Controle de Tração (TRC)
- Controle Ativo de Tração (A-TRC)
- Controle de Estabilidade (VSC)
- Controle de Oscilação do Trailer (TSC)
- Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)
- Bloqueio do diferencial traseiro
- Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC)
- 7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros
- Cintos de segurança de três pontos ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os cinco ocupantes
- Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos
- Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior
- Hill Start Assist Control (HAC)
- Controle Ativo de Tração
- Bloqueio do diferencial traseiro
- Downhill Assist Control (DAC)
Como anda a Toyota Hilux GR-Sport?
A Hilux GR-Sport foi levada ao limite extremo na pista off-road do Velocitta, primeiro com a reportagem ao volante e, logo na sequência, com Amanda Vasconcelos, campeã brasileira de rally, convidada pela Toyota para mostrar na prática o quanto a picape evoluiu.
Apesar do curto teste, a Hilux GR-Sport provou que o slogan de lançamento ("Robustez, Agilidade e Diversão ao volante") não é apenas jogada de marketing. A nova integrante da família esportiva da montadora japonesa é, realmente, robusta e divertida ao mesmo tempo.
A experiência, tanto ao volante quanto ao lado da experiente profissional, serviu para mostrar que os ajustes casaram perfeitamente com a proposta do modelo, que se mostrou merecedor de ter o sobrenome GR e, assim, se tornar um representante do consagrado segmento esportivo da marca.
“Os ajustes de suspensão, que agora contam com amortecedores monotube ao invés dos twin-tube da SRX, para mim são a principal diferença entre os modelos. Você sente a picape na mão o tempo todo, e isso passa uma segurança enorme”, comentou a campeã de rally ao fim da volta rápida.
Toyota Hilux GR-Sport: preço e disponibilidade
A nova Toyota GR-Sport já está à venda em todo o Brasil em 4 cores diferentes: Cinza Granito, Preto Atitude, Vermelho Volcano com teto preto e Branco Lunar com teto preto, ambas dual tone.
O preço da variante esportiva da Toyota Hilux é único, independentemente da cor: R$ 367.390.