RAM Rampage tem luxo, potência e preços bons para encarar picapes médias
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Stellantis finalmente revelou por completo a RAM Rampage, primeira picape da marca do carneiro produzida e desenvolvida no Brasil. De porte superior à Fiat Toro — mas inferior à Ford Ranger e Toyota Hilux —, essa caminhonete deve atrair clientes dos modelos mais caros da irmã de grupo e de algumas versões das rivais do segmento de médias.
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Para isso, a RAM Rampage traz muito luxo, tecnologia e um motor que a torna a picape média/intermediária mais rápida do Brasil. Isso, é claro, além de ter o diferencial de ser uma caminhonete feita na mesma plataforma da Toro (Small-Wide 4x4) e outros carros do grupo Stellantis, como o Jeep Renegade; ou seja, a Rampage é uma picape monobloco, o que deve lhe conferir mais conforto.
Uma Toro que tomou banho de loja
Em apresentação realizada na manhã desta segunda-feira (19) em São Paulo, a Stellantis deu todos os detalhes e mostrou as versões que vão compor o line-up da RAM Rampage.
Serão três versões — Rebel, Laramie e R/T —, sendo que as duas primeiras podem ser equipadas com dois tipos de motorização; o conhecido turbodiesel de 170cv e 38,7 kgf/m de torque (mesma versão do Jeep Commander diesel) e o famoso Hurricane 4, que despeja 272cv e 40,8 kgf/m.
Nas variantes a diesel, a caçamba, que tem 980 litros de capacidade, pode carregar 1.015kg, enquanto as abastecidas com gasolina suportam peso de até 750kg (mais do que a RAM 1500 Rebel, por exemplo). A abertura do compartimento, aliás, conta com amortecedores.
Em termos de desempenho, os destaques, claro, são das versões com o Hurricane 4. Na edição preparada R/T, o 0 a 100 km/h é feito em 6,9s, enquanto nas demais é em 7,1s, menos do que a Ford Maverick FX4, para efeito de comparação. Todas as RAM Rampage são equipadas com câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
Luxo e tecnologia a bordo
Outras apostas da RAM para fazer com que a Rampage atraia clientes de modelos maiores é o seu interior, recheado de luxo e tecnologia. De série, a picape vem com um pacote ADAS completo, que conta com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, detector de fadiga, comutação automática do farol alto e alerta de saída de faixa com correção.
A central multimídia, por sua vez, tem 12,3 polegadas e é a maior do segmento. Ela pode ser aliada a um pacote de som premium da Harman/Kardon (opcional) e ao módulo de conectividade RAM Connect, que oferece as mesmas vantagens do Jeep Adventure Intelligence e do Fiat Connect Me, como internet 4G, funções remotas com comando do celular e recuperação veicular pós-roubo.
O acabamento é outro ponto que salta aos olhos dentro da RAM Rampage. Há materiais de excelente qualidade em seu interior, com uso de couro verdadeiro e muito soft touch. Na versão R/T, aliás, há também a presença de suede no painel e bancos, que são especiais e voltados para a esportividade.
O conjunto óptico, é bom ressaltar, é todo em LED, seja qual for a versão da Rampage. Há, também, freios a disco nas quatro rodas e sete airbags de série.
Porte pode ser a polêmica
Apesar de ser maior que a Fiat Toro, a RAM Rampage tem porte idêntico ao da Ford Maverick e inferior a de modelos médios como a Ford Ranger e Toyota Hilux. São 5,02m (8cm a mais do que a Toro e 33cm a menos do que a Ranger), 1,88m de largura, 1,78 de altura e entre-eixos de 2,99m (o mesmo da Toro).
A ideia deve ser conquistar clientes das rivais de porte médio com sua capacidade de carga (nas versões Diesel) e o pacote de equipamentos, superior a da maioria dos modelos posicionados acima da Rampage. As versões mais caras da Toro, como Ultra e Ranch, devem perder o sentido dentro da linha da Stellantis.
RAM Rampage: Preços e versões
Ao todo, são cinco versões da RAM Rampage à venda no Brasil. São elas:
RAM Rampage Rebel Turbo Diesel: R$ 239.990
- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4x4 com reduzida
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
- Revestimento interno de couro preto
- Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
- Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
- Faróis e lanternas full LED
- RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- 7 airbags
- Controle de velocidade adaptativo
- Monitoramento de pontos cegos
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
- Pneus All Terrain 235/65 R17
RAM Rampage Rebel Hurricane 4: R$ 249.990
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 40,8 kgf/m
- Escapamento duplo
- Modo Sport
- Pneus All Terrain Plus 235/65 R17
RAM Rampage Laramie Turbo Diesel: R$ 249.990
Todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel, mais:
- Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown
- Para-choque traseiro cromado
- Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
- Acabamentos externos cromados
RAM Rampage Laramie Hurricane 4: R$ 259.990
Acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 40,8 kgf/m
- Escapamento duplo
- Modo Sport
RAM Rampage R/T Hurricane 4: R$ 269.990
Acrescenta:
- Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red
- Modo R/T
- Suspensão esportiva
- Escapamento duplo esportivo
- Rodas aro 19” em preto brilhante
- Teto preto brilhante
Opcional para todas as versões: R$ 6 mil
- Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com
ajustes elétricos