5 motivos para comprar um SUV

5 motivos para comprar um SUV

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 08 de Janeiro de 2022 às 15h00
Jeep/ Stellantis

Os SUVs definitivamente caíram no gosto dos brasileiros. Esse segmento se tornou o favorito de quem procura por carros novos ou usados e vem se tornando uma aposta cada vez maior das montadoras.

Estejam eles entre os 5 mais vendidos do Brasil no segmento em 2021 ou não, fato é que esse modelo de carro vem, desde 2003, com a chegada do Ford Ecosport, ganhando popularidade entre os brasileiros. Por isso, hoje vamos listar 5 motivos para comprar um SUV. Vamos lá?

5. Segurança

SUVs têm maior altura do solo, o que aumenta sensação de segurança (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Como tem uma altura maior em relação aos solo do que os carros, os SUVs tendem a passar uma sensação de segurança maior aos ocupantes, e esse é o primeiro dos 5 motivos em nossa lista para quem deseja comprar um. O Jeep Renegade Moab, por exemplo, tem 21,6 cm de altura do solo, e é considerado o "mais selvagem da família".

4. Conforto

Hyundai Creta aposto alto no conforto dos ocupantes, e se deu bem (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O segundo motivo que pode te fazer pender para o lado dos SUVs na hora de procurar por um novo carro — que não precisa ser, necessariamente, um carro novo — é o conforto. O espaço interno dos SUVs vem conquistando, principalmente, famílias que antes preferiam modelos sedans, por exemplo.

3. Dirigibilidade

Chery Tiggo 7 Pro é um dos SUVs recentemente lançados no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O terceiro dos 5 motivos para comprar um SUV está diretamente ligado aos dois primeiros: a dirigibilidade. Por ser mais alto do que os carros comuns, os SUVs, além de darem uma sensação maior de conforto e segurança, também passam menos aos ocupantes os efeitos de buracos ou irregularidades das ruas. Isso por conta de uma suspensão reforçada e mais bem ajustada, que acaba proporcionando um prazer maior ao dirigir.

2. Tecnologia

Alerta de ponto cego no espelho, como no Chevrolet Tracker, é presença quase certa em SUVs (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

O quarto ponto que vale a pena ser citado é a tecnologia. Um SUV, seja ele de entrada, intermediário ou de ponta, dificilmente sairá de fábrica com um pacote de tecnologia decepcionante (há exceções, claro). Isso, hoje em dia, é fator praticamente determinante na escolha por um novo carro, e as fabricantes normalmente capricham nesse quesito quando se trata de SUVs.

1. Design

Design do E-JS4, da JAC Motors, chama muito a atenção (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O design é o quinto e último item de nossa lista de 5 motivos para comprar um SUV. Apesar de alguns deles causarem certa polêmica, digamos assim, o visual de um SUV chama a atenção pela imponência, modernidade e por ser facilmente adaptável para quem curte estilo urbano ou mais off-road. Algo que os carros comuns certamente encontram mais dificuldade para se encaixar.

E aí: o que acharam da lista? Estão mais ou menos dispostos a investir em um SUV quando forem trocar de veículo? Sigam o Canaltech nas redes sociais e comentem conosco um outro bom motivo para comprar (ou não) um SUV.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.