Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Caoa Chery Tiggo 5X Pro | Potencial para incomodar Renegade e Creta

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Fevereiro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Caoa Chery Tiggo 5X Pro é a evolução natural do Tiggo 5X, principal produto da montadora chinesa aqui no Brasil. O SUV compacto, que teve ótimo desempenho em 2021, precisava de uma atualização para se adequar às estratégias da marca em nosso mercado, do mesmo modo que aconteceu com o Tiggo 3X e o Arrizo 6 Pro.

Com bom porte, motor competente e acabamento primoroso, o Tiggo 5X Pro tem potencial de sobra para incomodar rivais mais famosos e que lideram o mercado atualmente, casos de Jeep Renegade e Hyundai Creta, que também passaram por atualizações recentes e ficaram ainda mais competitivos.

Continua após a publicidade

Entretanto, apesar de seus méritos, o Tiggo 5X Pro carece de mais itens de segurança ativa, presentes em praticamente todos os SUVs compactos da atualidade. O poder de convencimento dele passa por outras partes de seu ótimo conjunto.

O Canaltech foi convidado pela Caoa Chery para conhecer em primeira mão tudo o que o Tiggo 5X Pro pode oferecer. Confira nossas primeiras impressões.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro: Primeiras impressões

Logo de cara, percebe-se que a Caoa Chery deu ao Tiggo 5X Pro um tapa no visual para "mostrar" que a atualização não era apenas no nome e em alguns detalhes no interior. A nova grade frontal ficou mais bonita e passa a sensação de estarmos entrando em um funil tridimensional, bem parecido com o que aconteceu ao Tiggo 3X Pro.

Continua após a publicidade

Já a traseira recebeu uma leve "arrebitada" e parece mais harmônica, com uma faixa cromada atravessando a porta e as lanternas em LED mais bem desenhadas. O para-choque, por sua vez, foi levemente levantado para proporcionar, segundo a Chery, um ângulo de saída melhor.

Mas a grande mudança vista no Tiggo 5X Pro está em seu interior, que foi completamente redesenhado e está mais bonito e requintado, com materiais de excelente qualidade por todo o painel e portas. Há, também, um novo cluster digital e a central multimídia de 10 polegadas com tela HD.

Continua após a publicidade

Já no comportamento, mais mudanças. A Caoa Chery manteve o excelente motor 1.5 turbo de 150cv e 21,4 kgf/m de torque, mas trocou o câmbio. Agora é uma transmissão do tipo CVT, que, segundo a marca, promete deixar o carro mais eficiente.

Ao menos em nosso primeiro contato com o Tiggo 5X Pro, a impressão que deu é que ele ficou mais "leve", sobretudo na estrada, mas as arrancadas estão, digamos, anestesiadas, principalmente pelo fato de o torque desse propulsor chegar apenas em 5.500rpm. A transmissão antiga, uma automatizada de dupla embreagem, dava maior agilidade.

Ainda testaremos o Tiggo 5X Pro para aferir o consumo em uso na cidade e na estrada, mas, segundo a Chery, ele está, sim, mais eficiente quando comparamos com o modelo antigo.

Continua após a publicidade

Faltou mais tecnologia

Apesar de ser bonito, bem acabado e com desempenho equilibrado, o Tiggo 5X Pro carece de alguns itens de segurança ativa, como alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência, presentes em praticamente todos os seus rivais diretos.

Para compensar, há a ótima câmera 360º graus com visão 3D, que ajuda em manobras complicadas.

Continua após a publicidade

Avaliação Inicial

O Caoa Chery Tiggo 5X Pro é um SUV dos mais equilibrados e bem feitos do mercado. Com bom desempenho e ótimo acabamento, ele pode incomodar rivais mais consagrados. Tudo vai depender de um bom pós-venda da montadora e promoções bem atrativas.

Ainda passaremos mais algum tempo para averiguar o automóvel com mais precisão, mas primeiras impressões ao volante são positivas.

O Caoa Chery Tiggo 5X Pro está disponível em todo o Brasil por R$ 154.990.

Continua após a publicidade

O Canaltech participou do evento de teste do Tiggo 5X Pro a convite da Caoa Chery.