Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SUVs foram os carros mais vendidos do Brasil em 2021

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Janeiro de 2022 às 17h20

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) divulgou seu documento final sobre as vendas de automóveis em 2021 e, para a surpresa de ninguém, os SUVs fecharam o ano passado como os veículos mais vendidos, superando hatches compactos e sedãs pela primeira vez na história.

Os números são interessantes e mostram que o interesse do brasileiro por carros de maior valor agregado, mais espaço e melhor nível de equipamentos deve ditar o ritmo nos próximos anos, o que deve fazer com que as montadoras trabalhem ainda mais pesado para criarem novas alternativas.

No acumulado de 2021, os SUVs tiveram participação de 42,9% no mercado, quase o dobro do que a Fenabrave classifica como hatch pequeno — casos de Argo, Onix e Polo, que somaram 21,94%. Os veículos de entrada, como Volkswagen Gol, Fiat Mobi e Renault Kwid, foram 13,39% das vendas. Somando hatches e "populares", a participação fica em 35,33%.

Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, em 2020 a participação dos SUVs já tinha sido muito boa, com 32,7% dos emplacamentos. Mas esse acréscimo no ano passado é reflexo de uma maior gama de produtos e a consolidação de modelos novos, casos de Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e Hyundai Creta de nova geração.

Jeep Renegade na liderança

Entre os modelos, destaque total para o Jeep Renegade, que em mais um ano terminou como o SUV mais vendido do Brasil. Foram 73.913 emplacamentos, um pouco a mais do que o segundo colocado, seu irmão maior, o Jeep Compass, que impulsionado pelas modificações em toda a linha, vendeu 70.906 unidades.

Continua após a publicidade

O top 5 é completado pelo Hyundai Creta (64.759), que ganhou nova geração bem mais equipada e com novo motor 1.0 turbo, Volkswagen T-Cross (62.307) e Chevrolet Tracker (50.757). Se considerarmos apenas os modelos compactos, a Volkswagen se deu muito bem, já que T-Cross e Nivus, somados, venderam 98.971 veículos.

Já nos modelos médios, o Compass, como citamos, venceu com larga vantagem para o segundo colocado, o Toyota Corolla Cross, que em seu primeiro ano de mercado emplacou ótimos 34.259 unidades. O Volkswagen Taos, também lançado em 2021, vendeu somente 7.732.

Fonte: Fenabrave