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Qual é o melhor SUV subcompacto do Brasil?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O mercado de SUVs está lotado de opções, com muitos motores, tamanhos e propostas diferentes. Mas há um subsegmento dentro dessa categoria que deve ganhar ainda mais competidores e se aquecer nos próximos anos: o de SUVs subcompactos, ou crossovers.

Geralmente, os SUVs subcompactos são carros derivados de hatches ou outros compactos, mas que recebem um tratamento especial na carroceria para ganharem altura e "musculatura". Podem parecer SUVs e são chamados assim por suas montadoras, mas, na prática, é um pouco diferente.

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Isso acontece porque o porte desses veículos não chega a ser necessariamente de um SUV compacto, categoria que está um pouco acima e que traz nomes como o Jeep Renegade, Hyundai Creta e Nissan Kicks, para citar alguns.

Para criar um novo nicho no mercado sem ter de gastar muito, as montadoras foram inteligentes e adaptaram modelos e plataformas já existentes para explorar a categoria. O Volkswagen Nivus, por exemplo, é praticamente igual ao Polo em tudo, já o Chery Tiggo 3X Pro tem estrutura e porte idênticos ao antigo Chery Celer.

O mais "diferente" dessas opções de crossovers é o Fiat Pulse, que está em uma plataforma que teve origem no Argo, mas com quase 100% de componentes novos. Além disso, o interior e entre-eixos são completamente diferentes, mesmo com a sensação de estarmos em um "Argo bombado", algo que não é verdade.

Para saber qual o melhor SUV subcompacto do Brasil, o Canaltech avaliou os modelos da Volkswagen, Chery e Fiat, levando em consideração os quesitos a seguir:

  • Design e Acabamento
  • Conforto
  • Desempenho
  • Conectividade e Tecnologia
  • Custo-Benefício

A pontuação será:

  • 1º lugar: 5 pontos
  • 2º lugar: 3 pontos
  • 3º lugar: 1 pontos
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5. Design e Acabamento

Já no primeiro quesito, o equilíbrio é muito grande. Os três modelos avaliados são muito parelhos tanto em design quanto em acabamento. Entretanto, se é para escolhermos o carro mais bonito, a vitória é do Volkswagen Nivus, que há algum tempo pode ser considerado o SUV mais atraente do país em termos de design.

A carroceria coupé e os detalhes do conjunto óptico são um charme à parte, dando um aspecto mais jovial ao crossover, que foi desenhado aqui no Brasil. Já o acabamento é idêntico ao Polo, sendo um de seus pontos fracos.

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Quando vamos para o interior, quem leva é o Fiat Pulse, que traz o melhor conjunto de materiais no painel e uma harmonização melhor de sua cabine. A mescla de texturas é um artifício interessante da montadora italiana para disfarçar o uso do plástico duro e, a exemplo do que aconteceu no Argo e Strada, deu certo.

O Tiggo 3X Pro é bonito e tem um bom acabamento também, por isso receberá os pontos de segundo colocado, já que há um empate entre os critérios de Nivus e Pulse.

  • Vencedor: VW Nivus e Fiat Pulse - 5 pontos
  • 2º lugar: Caoa Chery Tiggo 3X Pro - 3 pontos
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4. Conforto

Aqui, a primeira pegadinha. Muito embora tenha o menor entre-eixos dos três (2,53m), o Fiat Pulse se mostrou o automóvel mais confortável em espaço interno e rodagem. Primeiro porque, para justificar o porta-malas menor, de 370 litros, a Fiat precisou compensar para os ocupantes traseiros, que vão até bem.

Já na rodagem, o acerto de suspensão se mostrou mais bem calibrado para as ruas esburacadas do Brasil, diferentemente do Nivus, que tem um acerto mais esportivo. Não é um defeito, claro, mas estamos falando de conforto e não do comportamento dinâmico.

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O modelo alemão, por sua vez, tem espaço interno idêntico ao do Polo (entre-eixos de 2,56m), porém com um ótimo porta-malas de 415 litros. Uma pessoa com mais de 1,80m até que viaja bem no Nivus, mas com a suspensão mais durinha, pode ser mais cansativo.

Por fim, o Tiggo 3X Pro tem um bagageiro ainda maior, com 420 litros, mas o espaço interno é o mais deficitário, mesmo com ótimo entre-eixos de 2,55m. O comportamento dinâmico, por sua vez, se assemelha mais ao do Polo do que ao do Pulse, mesmo sendo bom para encarar as ruas ruins.

  • Vencedor: Fiat Pulse - 5 Pontos
  • 2º Lugar: Volkswagen Nivus - 3 pontos
  • 3º Lugar: Tiggo 3X Pro - 1 ponto
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3. Desempenho

Por aqui, não há segredo. O Fiat Pulse em sua versão 1.0 turbo é o que traz o melhor desempenho entre os três modelos avaliados. Mesmo com o mesmo torque em comparação ao Nivus (20,4 kgf/m), ele está à disposição um pouco antes do modelo alemão, já a 1750rpm (contra 2000rpm). Isso faz muita diferença.

Isso sem falar na maior potência entre os 1.0 turbo no país, com 130cv no etanol e 125cv na gasolina, contra 128cv/116cv do crossover alemão. Somado ao ótimo câmbio CVT de sete velocidades, o Pulse é extremamente ágil na cidade e econômico na estrada. Seu 0 a 100 km/h é em 9,4 segundos.

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  • Vencedor: Fiat Pulse - 5 Pontos
  • 2º Lugar: Volkswagen Nivus - 3 pontos
  • 3º Lugar: Tiggo 3X Pro - 1 ponto

2. Conectividade e Tecnologia

Os carros estão cada vez mais conectados e seguros e, ao menos nos modelos deste comparativo, dois deles conseguem atender os consumidores mais exigentes, casos de Nivus e Pulse.

O crossover alemão tem um vasto pacote tecnológico, que engloba a ótima central multimídia VW Play e itens como piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência. Falta, por aqui, a conexão nativa com a internet e um aplicativo de celular mais robusto para interação com o carro.

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O Fiat Pulse, por sua vez, pode ser considerado muito mais conectado do que o rival, já que traz o hotspot 4G e o Fiat Connect Me, que engloba serviços remotos e de recuperação veicular muito superiores aos do Nivus. Já em termos de segurança, há o alerta de colisão frontal e a frenagem autônoma.

O ACC não está disponível no modelo italiano, mas há, em compensação, o alerta de saída de faixa com correção ativa, muito útil nas estradas.

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Nesse quesito, a vitória vai para o Pulse, por muito pouco.

  • Vencedor: Fiat Pulse e Volkswagen Nivus - 5 Pontos
  • 2º Lugar: Tiggo 3X Pro - 3 pontos

1. Custo-benefício

Se analisarmos somente as versões topo de gama, o mais barato entre os três modelos é o Chery Tiggo 3X Pro, que é encontrado por R$ 113 mil. O VW Nivus Highline, por sua vez, sai por R$ 133.990; e o Fiat Pulse por R$ 127.450. Pelo conjunto da obra, a vitória seria do crossover italiano, mas aqui entram outros componentes e versões para análise.

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Pensando no que entrega e em seu preço de saída, o Fiat Pulse Drive 1.3 aspirado, de 107cv, vem com um ótimo pacote de equipamentos e com desempenho e consumo muito bons por menos de R$ 100 mil, algo que nem Nivus e nem mesmo o Tiggo 3X Pro conseguem fazer.

Além disso, há uma versão 1.0 turbo do Pulse por R$ 105 mil, extremamente competitiva e que também custa menos do que ambos os rivais.

  • Vencedor: Fiat Pulse - 5 Pontos
  • 2º Lugar: Volkswagen Nivus - 3 pontos
  • 3º Lugar: Tiggo 3X Pro - 1 ponto

Qual o melhor SUV subcompacto?

  1. Fiat Pulse - 25 pontos
  2. VW Nivus - 19 pontos
  3. Caoa Chery Tiggo 3X Pro - 9 pontos

Diante da análise feita pelo Canaltech, oFiat Pulse se mostrou o SUV subcompacto mais equilibrado entre os três. Todos têm suas qualidades e defeitos, mas o modelo italiano, até por ter uma concepção um pouco mais recente, leva vantagem em alguns aspectos, principalmente em conectividade.

Entretanto, o VW Nivus pode ser considerado extremamente atraente por seu design e jeito mais jovem, atraindo um público diferente do Pulse e até do Tiggo 3X Pro, que preferem o jeitão de SUV mais proeminente nesses modelos.

E aí, qual você escolheria?