Publicidade

6 marcas chinesas que vão trazer novos carros ao Brasil em 2024

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Riddara
Divulgação/Riddara

JAC Motors, BYD, GWM e Seres são quatro fabricantes chinesas de carros que já chegaram ao Brasil e, cada uma à sua maneira, se estabilizaram como marcas que entregam produtos confiáveis e de qualidade aos consumidores.

O "hype" em cima das “desbravadoras” do mercado verde-amarelo é tão grande que outras seis marcas chinesas confirmaram que trarão novos carros ao Brasil ainda em 2024: GAC, Riddara, MG Motor, Omoda | Jaecoo, Zeekr e Hozon Neta.

Conheça a seguir 6 marcas chinesas que vão trazer novos carros ao Brasil em 2024 e, quem sabe, repetir o sucesso das montadoras que já se tornaram conhecidas do público.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

6. GAC

O GAC Group confirmou que investirá US$ 1 bilhão no mercado brasileiro nos próximos cinco anos. Quinta maior fabricante de carros da China, com mais de 2,5 milhões de carros vendidos no país, a GAC selou o acordo em encontro recente entre o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin com Feng Xingya, presidente do Grupo GAC, em Pequim.

Apesar de não ter confirmado quais modelos chegarão por aqui, a expectativa maior está em cima do Emkoo, SUV médio que, se vier para cá, brigará diretamente com o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass, entre outros médios. Por lá, ele roda com motorização híbrida que combina um propulsor 1.5 turbo a um elétrico, e oferece potência combinada de 177 cv.

5. Riddara

Outra marca que já confirmou presença no mercado automotivo brasileiro é a Riddara. A montadora faz parte do Grupo Geely, que engloba, entre outras marcas, a Zeekr e a Volvo. A entrada no país será em um  segmento que vem ganhando corpo recentemente, inclusive entre as chinesas que já estão por aqui, como a BYD e a GWM: o das picapes.

Para isso, a Riddara lançará por aqui a RD6, caminhonete apresentada ao mundo em 2022, que usa a mesma plataforma do EX30. A Riddara tem motorização 100% elétrica e porte imiponente: 5,26 metros de comprimento x 1,90 m de largura x 1,83 m de altura x 3,12 m de entre-eixos. A ideia é rivalizar com a BYD Shark e com a vindoura Poer, também eletrificadas.

Continua após a publicidade

4. MG Motor

Integrante do Shangai Automotive Industry (SAIC), a MG Motor quer marcar seu nome no Brasil. Para isso, a marca pretende chegar por aqui com o lançamento de modelos híbridos e elétricos puros, além da instalação de uma fábrica própria para nacionalizar a produção no futuro.

A montadora chinesa deve focar em trazer para cá modelos híbridos ou elétricos puros, mas com preços mais acessíveis, repetindo a estratégia que tem dado certo para BYD e GWM. O carro mais cotado para chegar primeiro por aqui é o MG 3, hatch que tem tudo para se tornar o principal rival do BYD Dolphin.

Continua após a publicidade

3. Omoda | Jaecoo

Vamos abrir nossa lista de marcas chinesas que vão trazer novos carros para o Brasil em 2024 com a montadora que foi a primeira do grupo a confirmar presença em nosso mercado: Omoda | Jaecoo.

A Omoda | Jaecoo, na verdade, é formada por duas marcas distintas, ambas pertencentes ao grupo Chery, que no Brasil trabalha conjuntamente com a Caoa. Elas terão por aqui modelos como o Omoda 5, SUV que o Canaltechviu de perto, e o Jaecoo 7, utilitário com pegada mais premium. Sem dúvida, duas excelentes opções.

Continua após a publicidade

2. Zeekr

A segunda entre as marcas chinesas que trará novos carros ao Brasil ainda em 2024 será a Zeekr. A montadora é uma espécie de “prima chinesa” da Volvo, já que, assim como a fabricante sueca, faz parte do Grupo Geely, um dos maiores da Ásia.

O Canaltech apurou que a pretensão da Zeekr no Brasil é mais ambiciosa que a de algumas conterrâneas. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, modelos como o Zeekr 001, que tem recarga a jato, e o Zeekr X, vêm para “disputar mercado com marcas premium”.

Continua após a publicidade

1. Hozon Neta

Vamos fechar a lista de 3 marcas chinesas que trarão novos carros para o Brasil em 2024 com aquela que, provavelmente, é a menos conhecida do trio: a Hozon Neta, também chamada de Hozon Auto.

A Hozon Neta surgiu em 2014, como fabricante exclusiva de carros elétricos puros (BEVs) e com extensores de autonomia. Os modelos mais badalados são Neta Aya, Neta X, Neta S e Neta GT, este um coupé esportivo que certamente daria dor de cabeça ao BYD Seal e até ao Porsche Taycan.

Continua após a publicidade

Não há informações oficiais sobre qual, ou quais modelos a Hozon Neta trará ao Brasil em 2024, mas não dá para negar, pelo jeitão dos carros, que ela é mais uma candidata a ganhar um bom espaço no mercado verde-amarelo, não é mesmo?