Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um carro BEV?

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Março de 2024 às 15h30

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

O mercado de carros eletrificados está em expansão, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Por conta disso, uma verdadeira “sopa de letrinhas” invadiu os bate-papos referentes ao segmento automotivo.

Termos como BEV, HEV, MHEV e PHEV, entre outros, estão cada vez mais comuns e geram dúvidas nas pessoas que querem saber qual deles mais vale a pena. E é importante saber o significado de cada uma dessas siglas, que são usadas para diferenciar o tipo de motorização utilizada nos EVs, ou melhor, nos veículos elétricos, sejam eles puros ou híbridos.

Favoritos dos brasileiros, os carros tipo BEV têm se apresentado como os mais vendidos do Brasil. Mas afinal, você sabe o que significa a sigla e, consequentemente, o que é um carro BEV? Não? Sem problemas. O Canaltech vai te explicar.

Continua após a publicidade

O que significa a sigla BEV?

A sigla BEV vem do termo em inglês Battery Electric Vehicle, ou, em bom português, Veículo Elétrico a Bateria. Os BEVs, assim como os HEVs, MHEVs ou PHEVs, são, por definição, EVs, mas com uma diferença fundamental em relação aos demais.

É justamente essa diferença que torna o carro tipo BEV o preferido de quem não quer mais se irritar com as constantes altas nos preços ou na mistura dos combustíveis, em especial no litro da gasolina.

Continua após a publicidade

O que é um carro BEV?

O carro BEV é o único elétrico puro do segmento, ou seja, o único que não precisa contar com a ajuda de combustíveis de origem fóssil para alimentar o motor (ou os motores) que impulsionam as rodas.

Um carro BEV conta com motorização 100% elétrica, e esse motor tem energia gerada por um conjunto de baterias (daí a sigla) que requer recarga externa. Isso significa, em termos simples, que um carro elétrico puro tem, obrigatoriamente, que ser carregado em uma fonte de energia externa, que pode ser desde uma tomada residencial até os carregadores rápidos de eletropostos.

Apesar de ser o único entre os carros “verdes” que é 100% movido a baterias, o BEV não está sozinho no que diz respeito ao carregamento por fontes de energia externas. Isso, no entanto, é um assunto para um outro conteúdo especial aqui do Canaltech. Fique ligado.