MG | Conheça a nova marca de carros chinesa que virá ao Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
BYD, GWM, Seres, JAC e Omoda Jaecoo terão mais um rival para se preocupar no Brasil em breve: a MG Motor (Morris Garages), fabricante de carros chinesa que faz parte do Shangai Automotive Industry (SAIC).
A montadora está entre as principais produtoras de carros da China e, apesar de ser de origem britânica, há quase duas décadas é controlada por um dos grupos mais expressivos do segmento automotivo do mercado asiático.
A chegada da MG Motor ao Brasil começou a ser costurada ainda em novembro de 2023, durante missão oficial do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à China. Agora, no início de 2024, os detalhes finais para as operações da MG Motor no Brasil foram acertados, segundo apuração dos amigos do Auto+.
Após passagem sem brilho, MG terá fábrica no Brasil
A MG Motor, na verdade, já chegou a atuar no Brasil, mas a operação no mercado verde-amarelo, que durou entre os anos de 2011 e 2013, foi tão modesta que poucos se lembram da passagem por aqui.
Um dos principais modelos que chegaram a ser vendidos no Brasil foi o MG6 Turbo, construído em cima da base do MG 550 e com o mesmo motor 1.8 turbo 16V de 4 cilindros, que entregava 170 cv de potência e 21,9 kgf/m de torque.
Para mudar a impressão ruim deixada por aqui, a empresa vai adotar um posicionamento totalmente inverso, com o lançamento de modelos híbridos e elétricos puros, além da instalação de uma fábrica própria para nacionalizar a produção no futuro.
O local da fábrica, como esperado após a visita de Romeu Zema ao país, não poderia ser outro: Minas Gerais — estado que, coincidentemente, tem as mesmas iniciais da montadora. O local escolhido foi a cidade de Pouso Alegre, que fica aproximadamente 400 quilômetros distante de Belo Horizonte, capital do estado.
Quais carros a MG venderá no Brasil?
A MG Motor tem uma gama bem diversificada de carros em seu portfólio na China. Por lá, a montadora oferece sete modelos diferentes entre sedans, hatches, SUVs e até mesmo conversíveis, como o MG Cybester.
No Brasil, porém, o leque não será tão amplo assim, para tristeza de quem sonhava ver o impressionante roadster com seus dois motores elétricos, tração traseira e 544 cv de potência por aqui.
MG deve focar nos acessíveis
A montadora chinesa deve focar em trazer para cá modelos híbridos ou elétricos puros, mas com preços mais acessíveis, repetindo a estratégia que tem dado certo para BYD e GWM.
As apostas atuais estão em cima de um modelo que chegaria para brigar com o BYD Dolphin e com o GWM Ora 03: o MG4, compacto 100% elétrico. O modelo é vendido lá fora em três versões distintas: SE Standard Range, SE Long Range e Trophy Long Range.
Os preços variam entre US$ 31,5 mil (R$ 156,4 mil) e US$ 38,1 mil (R$ 189,2 mil), enquanto a autonomia prometida é de 350 km para a versão de entrada, 545 km para a intermediária e 434 km para a topo de gama, que será a mais potente de todas, com os 2 motores elétricos entregando 435 cv ao motorista.
Além do MG4, também são cogitados o MG6, sedan híbrido para engrossar a briga com BYD King e Toyota Corolla, e o MG ZS, SUV que oferece até 440 km de autonomia (no ciclo chinês).
Esse modelo, inclusive, foi apontado pelo Canaltech como um dos 7 carros elétricos baratos que têm tudo para fazer sucesso no Brasil. Lá fora, custa o equivalente a R$ 184 mil, mas, por aqui, certamente seria bem mais caro, ao menos até começar a ter a produção nacionalizada.
*Com informações do Auto+ e da Agência Minas