Review Ford Bronco | SUV tem tudo para dominar o mercado, mas preço vai impedir

Review Ford Bronco | SUV tem tudo para dominar o mercado, mas preço vai impedir

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Agosto de 2021 às 08h30
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Lançado originalmente na década de 1960 nos Estados Unidos, o Ford Bronco é um dos SUVs mais icônicos do mercado e fez história ao ser um dos principais concorrentes da Jeep em seu mercado de origem. Desde 1996 sem um modelo inédito, a Ford decidiu ressuscitá-lo em meio ao clamor popular e, em 2021, trouxe duas novas versões do utilitário, agora posicionado como mid-size, bem diferente de sua variante dos anos 1990.

Para o mercado brasileiro, a Ford, ciente de que tem inúmeros concorrentes, decidiu importar a versão mais urbana do SUV, o Bronco Sport, dotado de um excelente pacote de equipamentos e que tem apelo tanto off-road quanto para uso cotidiano. E em poucos dias com esse automóvel, foi possível perceber que trata-se de um produto muito bem pensado, extremamente tecnológico e que, se custasse um pouco menos, certamente poderia despontar como um sucesso de vendas.

Mas, com a nova estratégia da Ford em somente importar seus carros e não mais fabricá-los por aqui, a vida do Bronco deve ser dificultada, tornando-o um SUV de nicho e que deve brigar com modelos mais caros e requintados, como o seu rival direto mais próximo, o Land Rover Defender.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Canaltech passou um tempinho com o Ford Bronco Sport e vai contar tudo o que esse SUV tem a oferecer.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Prós e Contras Ford Bronco Sport

Prós

  • Motor forte e ágil;
  • Acabamento impecável;
  • Excelente para o off-road;
  • Espaço para família;
  • Ótimo pacote tecnológico;
  • Design que exala exclusividade.

Contras

  • Muito caro;
  • Porta-malas pequeno, apesar de usual;
  • Ausência de versão diesel.

Conectividade e segurança

O Ford Bronco Sport pode ser considerado um dos SUVs mais completos do mercado, e parte disso deve-se ao seu pacote tecnológico. A montadora não economizou ao equipá-lo com o que há de melhor e mais moderno em assistentes de condução ao motorista e um bom conjunto de infotenimento, que ajuda no dia a dia e torna a experiência de ter um veículo desse nível ainda melhor.

Falando de segurança, o Bronco traz itens como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego, auxiliar de saída com alerta de tráfego, alerta de fadiga do motorista, câmera de ré com visor 180º e sistema de reconhecimento de placas de trânsito.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Todos esses recursos funcionaram perfeitamente, mas o que mais impressionou em nossos testes foi o piloto automático adaptativo. Por mais que a Ford não tenha equipado o Bronco com o Pilot Assist, presente em carros como Tesla e Volvo, ele se comporta muito bem quando aliado ao sistema de permanência em faixa. Se as câmeras do Bronco fizerem a leitura perfeita da via, você praticamente vai deixá-lo dirigir sozinho, tamanha a eficiência dessa ferramenta.

Como sempre falamos aqui no Canaltech, você nunca deve deixar o carro fazer tudo para você, por mais avançado que ele seja. Mas, no Bronco, essa vontade de largar o volante e ver como ele faz o serviço é latente, apesar de que a experiência de dirigi-lo é extremamente agradável. Portanto, use esse recurso com parcimônia.

No campo da conectividade, sem surpresas. A conhecida central multimídia SYNC 3 de oito polegadas dá conta do recado, contando ótima resolução e um bom pacote de aplicativos, como o GPS nativo e a conectividade com o Ford Pass, programa da montadora que habilita comandos remotos por meio de um app no smartphone. Com ele, é possível dar partida, controlar a climatização e verificar onde o Bronco foi estacionado.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

A mancada por aqui fica pela ausência da compatibilidade do Android Auto e do Appe CarPlay sem fio, mesmo com o carregamento por indução presente. Não faz muito sentido disponibilizar essa facilidade se precisamos espetar o celular em uma entrada USB.

Completam os itens de tecnologia e segurança o piloto automático de trilhas, controles de estabilidade e tração, volante multifuncional, sistema de som da B&O com 10 alto-falantes, sistema ISOFIX e vetorização de torque.

Conforto e experiência de uso

Dirigir o Ford Bronco é um deleite. A Ford sabe fazer carros confortáveis e com ótimo desempenho, e isso fica ainda muito evidente em um produto desse nível. Por aqui, temos o conhecido motor 2.0 turbo EcoBoost de 240cv, o mesmo propulsor que equipava o Ford Fusion, já aposentado em nosso mercado. Com tamanha potência e excelente 38 kgf/m de torque, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, mesmo pesando 1.718kgs. Uma verdadeira paulada.

Com isso à disposição, temos um carro extremamente ágil e prazeroso de dirigir, algo bem comum na categoria dos SUVs médios, mas que, no Bronco, podemos dizer que atingiu um nível a mais de conforto. Isso pode ser explicado, também, pela tração nas quatro rodas, que vem sob demanda, e um ótimo acerto de suspensão, voltado ao conforto, mesmo em situações off-road. O consumo, sempre com gasolina, fica na casa dos 7,5 km/l, sugerindo que uma versão a diesel seria muito bem-vinda.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

E por falar em off-road, o Bronco também brilha, já que essa é sua natureza. Em estradas de terra e muitas pedras, ele dá conta do recado e atua com muita segurança. É sempre bom lembrar que tanto esse SUV como outros carros mais afeitos e essa proposta conseguem encarar uma boa trilha, mas desde que não haja tanta lama e poças enormes. Para sair disso, use um trator, e não se deixe levar por vídeos desinformantes na internet. Lama pesada e extrema não é para picapes e SUVs urbanos, ok?

Já no campo do conforto, o Bronco não faz feio e tem espaço para uma família sem maiores problemas. Seu porte é semelhante ao de rivais do segmento dos SUVs médios e a cabine é bem confortável e silenciosa. O problema em termos de espaço e usabilidade, porém, vai para o porta-malas, que consideramos um pouco esquisito. Ele tem divisórias até que interessantes e úteis para momentos de trilha, mas seu tamanho poderia ser um pouco maior.

(Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)

Apesar disso, ele conta com itens bem legais, como lanternas, tomadas de 110V e 12V e até um abridor de garrafas acoplado à lataria. Os recursos de conforto são complementados pelo ar-condicionado digital e de duas zonas, direção elétrica, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensor de ré, retrovisor rebatível eletronicamente, função auto hold, freio de mão elétrico, modos de condução adaptados para diferentes terrenos e sistema start-stop.

Design e acabamento

Já há bastante tempo é possível notar que, ao menos em seus veículos premium, a Ford sempre caprichou no acabamento — e com o Bronco não é diferente. O esmero da montadora com esse produto é um colírio para os olhos, pois há materiais de ótima qualidade por tudo que é lado dentro da cabine. Isso sem falar nos bancos e pequenos detalhes do interior, que são um charme à parte.

(Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)

Já no design, o Bronco exala exclusividade, sendo bem diferentão se compararmos com outros modelos. Seu apelo aventureiro pode ser reparado desde seu formato mais quadrado, passando pelo conjunto óptico e chegando às rodas de liga leve de 18 polegadas. A grade frontal com o escrito "Bronco" também agrada e chama muito a atenção nas ruas.

Concorrentes

O segmento dos SUVs médios é um dos mais aquecidos do mercado e o Bronco Sport, talvez por seu preço elevado, não deve competir com modelos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass (flex) e Volkswagen Taos. Entretanto, em uma faixa de valor mais acima e condizente com a sua, ele enfrenta nomes como Peugeot 3008, BMW X1, Mercedes GLB, Volkswagen Tiguan, Toyota RAV4 e a variante diesel do Compass.

Veredicto

O alto preço é a única justificativa que impede que o Ford Bronco possa ser um sucesso de vendas no Brasil. Completo, lindo, tecnológico e potente, o icônico SUV norte-americano é apaixonante e vai te fazer balançar caso esteja procurando um carro desse porte.

O Ford Bronco Sport pode ser encontrado em versão única por R$ 264.690.

No Canaltech, o Ford Bronco foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Ford do Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.