Carro por assinatura vale a pena? Veja 5 pontos positivos e 5 negativos
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Os serviços de carro por assinatura estão cada vez mais populares e vantajosos, mas muitas pessoas ainda relutam em usufruir desse recurso, que veio para revolucionar a maneira como consumimos automóveis. Com simples passos e um pagamento mensal, você pode andar com um carro 0km sem se preocupar com manutenção, seguro e documentações; mas, por outro lado, ao final do contrato, o veículo deve ser devolvido ou ter sua assinatura renovada.
- Você teria um carro por assinatura? Veja as opções disponíveis no Brasil
- Buscas por serviços de carro por assinatura crescem no Brasil
- 5 melhores aplicativos para aluguel de carros
Culturalmente, o brasileiro gosta de possuir o veículo, dizer que aquele carro "é meu", mas o automóvel acaba se tornando um passivo indigesto quando pensamos em seus gastos, ainda mais com o combustível custando os olhos da cara. Por outro lado, o serviço de assinatura torna tudo isso bem mais simples e mira aqueles consumidores mais desprendidos.
De todo modo, o serviço de carros por assinatura, assim como muitos outros, possui seus pontos positivos e negativos. O Canaltech separou cinco de cada e vai te contar agora.
Por que um carro por assinatura vale a pena
5. Carro 0km
Seja qual for a empresa ou montadora que você escolher, o carro que você assinar será sempre 0km, como se você o estivesse comprando na concessionária. É possível escolher, inclusive, todos os opcionais do veículo, como cores, acabamento, itens de segurança e tecnologia e até a instalação de insulfilm, muito comum no Brasil.
4. Tudo incluso
Ao assinar um automóvel, gastos como seguro, documentação, revisões e manutenções preventivas estão todos embutidos nas parcelas mensais. Portanto, você não vai precisar se preocupar com nada além de abastecer o automóvel e cuidar muito bem dele.
3. Aprovação facilitada
Ao contrário dos financiamentos bancários, todo o processo para a assinatura de um carro é muito mais simples. Basta que você tenha nome limpo na praça, renda que suporte o pagamento das parcelas e um cartão de crédito com limite para eventualidades.
2. Não se preocupar com a revenda
Uma das peculiaridades dos brasileiros com relação aos carros é que, mesmo que o automóvel seja um objeto de desejo, a compra é também condicionada ao valor de revenda, algo que em outros países é impensável. Ao assinar um automóvel, o cliente já sabe que é como o aluguel de uma casa, com os recursos sendo direcionados apenas para usufruir do produto, sem a desvalorização de um carro de sua propriedade.
1. Preços vantajosos
A principal vantagem em ter um carro por assinatura é que o valor comparado a um financiamento é bem menor. Pense no seguinte cenário: você vai a uma concessionária para comprar um veículo sem entrada e precisa pagar a parcela com todos os juros e encargos possíveis.
No caso da assinatura, você não precisa desembolsar a "entrada" e paga um valor mensal bem inferior a de um financiamento.
Por que um carro por assinatura NÃO vale a pena
5. O carro não fica para você
Apesar dos valores serem vantajosos, ao final do contrato, caso não haja a renovação, você precisa devolver o veículo, pois as mensalidades não são cumulativas e não fornecem nenhum tipo de vantagem extra. Depois que você utilizar o carro, ele vai para uma rede concessionária ou loja para ser vendido.
4. Modificações são proibidas
Como o automóvel não é seu, não será possível fazer modificações em sua estrutura, motorização e outros aspectos. Um exemplo bem comum é com carros turbinados, que podem passar por um processo chamado remap e ganhar mais potência e torque. Com um carro por assinatura, isso não pode ser feito.
3. Não pode ser usado por motoristas de aplicativos
As montadoras e empresas adotaram a política de colocar limitação de quilometragem para as assinaturas. Com isso, os motoristas de aplicativo não podem usufruir deste tipo de serviço. Contudo, muitas locadoras já oferecem planos e vantagens específicos para esses profissionais.
2. Nada de ficar emprestando
Assim como não é possível modificar, também não é permitido emprestar o carro. No momento da assinatura você precisa colocar em contrato quem serão os condutores do automóvel.
1. O carro não é seu
O que é visto como uma vantagem para uns, pode ser uma enorme desvantagem para outros. Pelo fato de o veículo não ser seu, muitas coisas devem ser evitadas e proibidas. Por mais que haja o pagamento incluso do seguro e manutenção, há sempre o cuidado maior justamente pelo fato de o produto não estar em seu nome. Quando você finaliza o pagamento do financiamento, o produto é seu e de mais ninguém, algo que pode facilitar até para a troca por um outro carro ou solucionar eventuais problemas financeiros.
E aí, canaltechers? Vocês veem vantagem em ter um carro por assinatura? Deixem nos comentários!