Novo Peugeot 3008 fica mais tecnológico para brigar no mercado de SUVs
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Peugeot fez, nesta segunda-feira (21), seu primeiro grande lançamento no Brasil depois da criação do Grupo Stellantis: o Peugeot 3008, que recebeu importantes atualizações não apenas visuais, mas também em aspectos tecnológicos e de segurança. O SUV médio da marca francesa recebeu um bom banho de loja e agora se equipara a outros ótimos carros dentro da categoria.
- Volkswagen Taos chega com a dura missão de encarar o Jeep Compass
- Novo Jeep Compass ganha motor turboflex e Wi-Fi e fica ainda mais tecnológico
- Corolla Cross é lançado como o SUV híbrido mais barato do Brasil
Design atualizado
Logo de cara, percebe-se que o Peugeot 3008 foi readequado para o novo padrão visual dos carros da marca, que são reconhecidamente alguns dos mais bonitos do mercado. Tal qual o compacto 208, o SUV agora tem a nova assinatura de luz diurna chamada de "dentes de sabre" posicionadas na dianteira. Todo o conjunto óptico, seja na frente ou atrás, é inteiramente em LED e conta com dispositivos inteligentes de funcionamento, como o direcionamento automático e um sistema chamado de Foggy Mode, que atua no lugar dos antigos faróis de neblina.
Outra novidade em termos de design fica por conta da versão GT do SUV, que ganha apliques em preto e detalhes mais esportivos, ao contrário da Griffe, que mantém o perfil mais sofisticado e urbano.
Novidades em tecnologia
As grandes novidades do novo Peugeot 3008, porém, estão dentro do pacote tecnológico, que o colocam em um patamar importante entre os SUVs médios. As duas versões disponíveis do carro agora contam com o pacote Peugeot Driver Assist Plus, que agrega excelentes recursos de segurança e auxílio de condução.
São eles:
- Piloto automático adaptativo e inteligente (ACC) Stop & Go: acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus;
- Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go): o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;
- Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência - opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão;
- Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas: detecta todas as placas da via por meio da câmera frontal;
- Cãmeras para manobras: disponíveis em duas opções: 180 ou 360º;
- PEUGEOT Park Assist: assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais;
- Controle e aviso de saída de faixa: alerta de atenção do condutor para monitorar a vigilância em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo;
- Alerta de ponto cego: sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h;
- Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres);
- Bancos massageadores multipontos na versão GT Pack;
- Freio de estacionamento elétrico.
Além de todos esses itens, o Peugeot 3008 conta com o consagrado i-Cockpit 2.0, que foi muito premiado na Europa. Nesta versão do carro, o cluster principal tem 12,3 polegadas e reúne todas as informações sobre o veículo em uma linha de visão superior para o motorista, já que o volante é menor e posicionado mais abaixo, proporcionando mais agilidade e precisão.
Outra novidade interessante é a novíssima central multimídia de 10 polegadas com tela HD (disponível de série na versão GT pack), que traz espelhamento para Android Auto e Apple Car Play, sistema de som H-Fi Focal de alta qualidade e, futuramente, o Cart, sistema de pagamentos online do Grupo Stellantis que será lançado no segundo semestre.
Motor segue o mesmo — o que é bom
O novo Peugeot 3008 não mudou nada com relação à motorização. Ele segue equipado com o excelente propulsor 1.6 THP de 165cv e 24,5 kgfm. Essa variante, diferente do que está presente no Peugeot 2008, é apenas à gasolina.
Concorrentes
Entre os principais concorrentes do novo Peugeot 3008 estão o Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, Hyundai Tucson e Ford Territory.
Preços e disponibilidade
O novo Peugeot 3008 chega ao mercado brasileiro em apenas duas versões, ambas já disponíveis nas concessionárias:
- Griffe: R$ 229.990
- GT Pack: R$ 249.990