Novo Peugeot 3008 fica mais tecnológico para brigar no mercado de SUVs

Novo Peugeot 3008 fica mais tecnológico para brigar no mercado de SUVs

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2021 às 12h41
Divulgação/ Stellantis

A Peugeot fez, nesta segunda-feira (21), seu primeiro grande lançamento no Brasil depois da criação do Grupo Stellantis: o Peugeot 3008, que recebeu importantes atualizações não apenas visuais, mas também em aspectos tecnológicos e de segurança. O SUV médio da marca francesa recebeu um bom banho de loja e agora se equipara a outros ótimos carros dentro da categoria.

Design atualizado

Logo de cara, percebe-se que o Peugeot 3008 foi readequado para o novo padrão visual dos carros da marca, que são reconhecidamente alguns dos mais bonitos do mercado. Tal qual o compacto 208, o SUV agora tem a nova assinatura de luz diurna chamada de "dentes de sabre" posicionadas na dianteira. Todo o conjunto óptico, seja na frente ou atrás, é inteiramente em LED e conta com dispositivos inteligentes de funcionamento, como o direcionamento automático e um sistema chamado de Foggy Mode, que atua no lugar dos antigos faróis de neblina.

Imagem: Divulgação/Stellantis

Outra novidade em termos de design fica por conta da versão GT do SUV, que ganha apliques em preto e detalhes mais esportivos, ao contrário da Griffe, que mantém o perfil mais sofisticado e urbano.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/ Stellantis

Novidades em tecnologia

As grandes novidades do novo Peugeot 3008, porém, estão dentro do pacote tecnológico, que o colocam em um patamar importante entre os SUVs médios. As duas versões disponíveis do carro agora contam com o pacote Peugeot Driver Assist Plus, que agrega excelentes recursos de segurança e auxílio de condução.

São eles:

  • Piloto automático adaptativo e inteligente (ACC) Stop & Go: acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus;
  • Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go): o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;
  • Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência - opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão;
  • Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas: detecta todas as placas da via por meio da câmera frontal;
  • Cãmeras para manobras: disponíveis em duas opções: 180 ou 360º;
  • PEUGEOT Park Assist: assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais;
  • Controle e aviso de saída de faixa: alerta de atenção do condutor para monitorar a vigilância em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo;
  • Alerta de ponto cego: sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h;
  • Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres);
  • Bancos massageadores multipontos na versão GT Pack;
  • Freio de estacionamento elétrico.
Imagem: Divulgação/ Stellantis

Além de todos esses itens, o Peugeot 3008 conta com o consagrado i-Cockpit 2.0, que foi muito premiado na Europa. Nesta versão do carro, o cluster principal tem 12,3 polegadas e reúne todas as informações sobre o veículo em uma linha de visão superior para o motorista, já que o volante é menor e posicionado mais abaixo, proporcionando mais agilidade e precisão.

Imagem: Divulgação/ Stellantis

Outra novidade interessante é a novíssima central multimídia de 10 polegadas com tela HD (disponível de série na versão GT pack), que traz espelhamento para Android Auto e Apple Car Play, sistema de som H-Fi Focal de alta qualidade e, futuramente, o Cart, sistema de pagamentos online do Grupo Stellantis que será lançado no segundo semestre.

Motor segue o mesmo — o que é bom

O novo Peugeot 3008 não mudou nada com relação à motorização. Ele segue equipado com o excelente propulsor 1.6 THP de 165cv e 24,5 kgfm. Essa variante, diferente do que está presente no Peugeot 2008, é apenas à gasolina.

Concorrentes

Entre os principais concorrentes do novo Peugeot 3008 estão o Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, Hyundai Tucson e Ford Territory.

Preços e disponibilidade

O novo Peugeot 3008 chega ao mercado brasileiro em apenas duas versões, ambas já disponíveis nas concessionárias:

  • Griffe: R$ 229.990
  • GT Pack: R$ 249.990

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.