Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com fábrica no México, carros da Tesla podem chegar ao Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Março de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla
Tudo sobre Tesla

Se você sonha em ter um carro da Tesla, mas sabe o quanto é caro importar um dos modelos da montadora de Elon Musk para rodar com eles no Brasil, a confirmação de uma futura fábrica da marca em Monterrey, no México, pode ser uma boa notícia.

A Tesla anunciou, em um post no Twitter, que a cidade localizada ao norte do país foi a escolhida para receber as instalações de sua nova Gigafábrica, similar às instalações que já existem nos Estados Unidos, em Austin, no Texas.

“Nossa próxima Gigafábrica será no México, produzindo nossa próxima geração de carros”, sintetizou a montadora, que fechou acordo com o presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, para colocar o plano em andamento o mais rápido possível.

Continua após a publicidade

O local deverá ser usado para a fabricação de um modelo menor do que os existentes atualmente na linha de produção da montadora e, com isso, mais barato e acessível para uma parcela maior da população.

Informalmente chamado de Tesla Model 2, o futuro carro elétrico custaria na faixa de US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil, na conversão direta) e usaria baterias de Lítio-Fosfato de Ferro (LFP), mais baratas e eficientes.

E o que a construção de uma Gigafábrica no México tem a ver com a possibilidade de os carros da Tesla virem para o Brasil sem que os preços fiquem estratosféricos, como ocorre hoje, por serem vendidos apenas por importadoras especializadas? É isso o que iremos explicar a seguir.

O acordo entre Tesla e México

Antes de analisar se a construção da Gigafábrica no México poderá (ou não) facilitar a chegada de carros da Tesla ao Brasil com preços mais competitivos, vamos elencar alguns pontos que foram acertados entre a montadora de Elon Musk e o governo mexicano.

A permissão para a fabricante estadunidense se instalar no país vizinho só foi concedida após várias conversas com o presidente. E, segundo Obrador, Musk “foi muito respeitoso e atencioso” com as exigências do governo.

Continua após a publicidade

A principal cobrança do presidente foi em relação à água, por conta dos graves problemas de abastecimento que o estado de Nuevo León vem enfrentando. Musk, segundo Obrador, teria se comprometido a fazer um largo investimento, gerar empregos e reutilizar água até mesmo para a pintura dos carros.

Carros Tesla feitos no México virão ao Brasil?

A possibilidade de ver o Tesla Model 2 e, quem sabe, as futuras gerações do Model 3 e do Model Y no Brasil existe, para a alegria dos fãs da marca. E isso é possível por conta de um decreto assinado em 2002, que entrou em vigor em março de 2019.

Continua após a publicidade

O texto estabeleceu que Brasil e México praticassem o livre comércio, de forma bilateral, para importar e exportar automóveis comerciais leves, além de peças para carros, sem a imposição de cotas com isenções de impostos.

O ACE 55 (Acordo de Complementação Econômica) zerou o imposto e derrubou o teto máximo que existia até 2019 e era o principal impeditivo para que o comércio automotivo pudesse ser realizado de maneira integrada entre os dois países.

Montadoras que já importam carros do México

Continua após a publicidade

Algumas montadoras já utilizam o México como base para fabricar carros que, posteriormente, passam a ser vendidos também no Brasil. Entre elas podemos destacar a Audi, a General Motors, a Nissan e a Ford, que há algum tempo não tem mais fábricas no país.

Modelos como o Audi Q5, o Chevrolet Equinox, o Ford Bronco e o Nissan Versa, que recentemente foi “reapresentado” no Brasil em sua linha 2023, chegam para o mercado verde-amarelo após serem produzidos no México, graças à taxa zero de importação.

Com a abertura da fábrica da Tesla no México, prevista para acontecer em meados de 2024, o sonho de comprar um carro elétrico e tecnológico da marca estadunidense certamente ficará mais perto de ser realizado pelos brasileiros.