SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Audi

Audi

Fundação

16 de julho de 1909 em Zwickau, Alemanha

Subsidiária de

Volkswagen

A Audi AG é uma empresa do ramo automobilístico, reconhecida pelos carros de luxo fundada em 16 de junho de 1909 por August Horch. Desde os anos 1960, a empresa é controlada pelo Volkswagen, que completou a aquisição de todas as ações da fabricante apenas em 2020.

O nome da Audi nasce de questões jurídicas envolvendo o sobrenome de seu fundador. “Horch!”, em alemão, é a forma imperativa do verbo ouvir (“ouça!”), então bastou traduzir a expressão para o latim.

Em 1928, deixou de ser uma empresa independente e se uniu a três outras: a DKW, a Horch (criada pelo mesmo fundador da Audi) e a Wanderer. A fusão deu origem à Auto Union. A parceria deu origem ao icônico logotipo, formado por quatro circunferências que se atravessam.

No ano de 1965, a Auto Union foi adquirida pela Volkswagen, que adicionou, no ano de 1969, uma nova marca à aliança, a NSU. Foi neste momento que o grupo passou a se chamar Audi NSU Auto Union. Por fim, a união foi renomeada para Audi AG em 1985.

O primeiro grande sucesso da montadora foi o Audi 100, que também deu origem a um dos maiores sucessos mundiais da Volkswagen, o Passat.

Além dos automóveis que carregam o seu nome, a companhia controla uma grande variedade de subsidiárias. O grupo inclui também marcas como Lamborghini, Bentley e Ducati.

A Audi se estabeleceu no Brasil em 1993 com importações diretas. A estratégia se mantém até hoje, sem planos para uma fábrica própria no país.