Nissan anuncia "volta" do Versa e abre caminho para chegada do Novo Sentra
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Nissan "apresentou" nesta terça-feira (7), em São Paulo a linha 2023 do Versa. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, porém, o sedan médio ainda não trouxe como novidade o facelift da versão que foi lançada nos Estados Unidos e estreou no México em dezembro de 2022.
- Análise | Novo Nissan Versa é concorrente à altura de Onix Plus e HB20S
- 7 carros que vão mudar em 2023
Visualmente falando, o Versa 2023 é exatamente o mesmo carro que chegou ao País em 2020. A justificativa da montadora japonesa para convocar a imprensa a um evento que contou até mesmo com um test-drive de São Paulo a Ibiúna foi curiosa: relembrar a mídia e, claro, o consumidor que o carro segue à venda no mercado e, agora, com a produção estabilizada.
Segundo Rogério Louro, diretor de comunicação da marca, a Nissan, assim como muitas outras fabricantes de veículos, passou por problemas de abastecimento de insumos após o início da pandemia da covid-19, em 2020. E isso afetou diretamente os planos da montadora para o Versa, pois “faltou carro”.
“O Versa, para nós, é um carro muito importante, e sempre vendeu tudo o que tinha. É um carro competitivo, tem muito equipamento, tem muito espaço. Um carro em que a gente acredita muito. A normalização [da produção] pode fazer ele evoluir como vinha evoluindo antes da parada”, apostou.
O evento contou com a presença do novo presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, que se apresentou rapidamente à imprensa e confirmou que a montadora está apostando alto no segmento dos sedans. Ninguém, no entanto, confirmou quando exatamente o Versa reestilizado, que já roda nos Estados Unidos e no México, chegará por aqui. Apenas que “um dia” o facelift chegará ao Brasil.
Versa, agora, só automático
A Nissan confirmou que o Versa 2023 será oferecido aos clientes em três versões distintas, todas com câmbio automático CVT: Sense, Advance e Exclusive. A variante que era dotada de câmbio manual foi retirada de linha porque, segundo Rogério Louro, tinha uma demanda irrisória.
O executivo afirmou que o Versa nasceu como um carro racional, mas “hoje também é emocional”, pois as pessoas gostam do novo design. A ideia da marca é aumentar o market share, atualmente girando na casa de 3%, para 5% com a inserção de novos carros no portfólio.
Entre agosto e dezembro de 2022 a Nissan emplacou apenas 1.151 novos Versa e, em janeiro de 2023, ainda antes da normalização da produção, o Versa foi o 9º sedan mais vendido do País, com 313 unidades vendidas. Apenas para efeitos de comparação, o Chevrolet Onix Plus, líder do segmento, vendeu mais de 6 mil carros somente no primeiro mês do ano.
Motor recalibrado e segurança premiada
Todas as três versões do Nissan Versa estão mais equipadas com motor 1.6 flex e, agora, oferecem uma gama maior de equipamentos, tanto voltados para o infotenimento quanto para a segurança.
A única alteração em termos de motorização é que ele foi recalibrado para atender às exigências do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). A potência segue a mesma, com 113 cv no etanol e 110 cv na gasolina, e o torque variando entre 15,3 e 15,2 kgfm, respectivamente.
O sedan tem, na versão Exclusive, topo de linha, o pacote chamado de Nissan Intelligent Safety Shield (Escudo Inteligente de Segurança, em português). Ele oferece itens como Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).
Este último, aliás, foi responsável pela montadora japonesa ter recebido um prêmio nos Estados Unidos. Segundo Rogério Louro, o Rear Door Alert é muito útil por lá, pois é muito comum os motoristas esquecerem pets ou até mesmo crianças pequenas no banco ao estacionarem o carro. Como o Versa avisa, quando o sistema está ativado, por meio de três toques na buzina, que há algo (ou alguém) no banco traseiro, o problema foi solucionado.
Além de todos os itens que compõem o Nissan Intelligent Safety Shield, o Versa conta em todas as variantes com airbags laterais e de cortina, faróis de neblina, controle de tração e estabilidade, partida no botão e ar-condicionado automático digital.
A partir da versão Advance (intermediária), o carro oferece carregador de celular por indução, painel de instrumentos em TFT de 7 polegadas, câmera de ré e central multimídia de 7 polegadas com pareamento Android Auto e Apple CarPlay.
Volta do Versa prepara chegada do Sentra
A volta do Versa ao mercado também tem como pano de fundo aquecer os motores para a chegada de um novo e, aí sim, reestilizado Nissan Sentra. A montadora já anunciou que fará um megaevento em meados de março para mostrar a nova geração do sedan que chegará para brigar com Honda Civic e, principalmente, Toyota Corolla.
“Vamos ter uma linha de evolução natural. O cara que experimenta e compra um Versa, se quer mudar ou, então, tem uma melhora financeiramente, sabe que tem um carro na linha para isso”, exemplificou Louro.
Nissan Versa 2023: preços e versões
O Nissan Versa 2023, agora com a produção normalizada, está à venda nas concessionárias de todo o Brasil com os seguintes preços e versões:
Versão | Preço |
Nissan Versa Sense CVT | R$ 100.190 |
Nissan Versa Advance CVT | R$ 109.370 |
Nissan Versa Exclusive CVT | R$ 121.690 |