Apple desiste de fabricar carro elétrico próprio
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O carro elétrico da Apple, carinhosamente apelidado de Apple Car, não sairá do papel. A informação partiu do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, após apurar junto a diversas fontes da empresa especializada em eletrônicos.
De acordo com Gurman, o “Project Titan”, iniciado em 2018, foi deixado de lado após 10 anos de estudos, alterações e adiamentos. Diante de tantas dificuldades, principalmente para encontrar um parceiro do ramo automotivo, a solução, segundo a Bloomberg, foi desistir.
O Project Titan contava com a participação de cerca de 2.000 funcionários da Apple, que agora serão realocados para melhorar os sistemas de IA generativa. Segundo a apuração da Bloomberg, alguns podem ser demitidos.
Por que a Apple desistiu do Apple Car?
O motivo exato que levou a Apple a desistir da fabricação de seu carro elétrico próprio, justamente em um momento no qual Xiaomi e Sony apresentaram seus modelos, não foi revelado. A teoria mais forte, porém, está em cima do possível preço do Apple Car.
Segundo a Bloomberg, como o Apple Car seria um carro altamente tecnológico, mesmo após ter seu projeto alterado para se tornar mais simples, ele também seria muito caro, e não custaria menos que US$ 100 mil (R$ 493 mil, na conversão).
O preço em questão colocaria o carro da Apple em briga direta com modelos premium já estabelecidos no mercado, como Porsche Taycan, BMW i7 e Tesla Model X. Sem a certeza de que entraria para ganhar essa briga, ou ao menos ter a margem de lucro com que está acostumada, a Apple teria resolvido se afastar.
Fonte: Bloomberg