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BMW i7 | Como é o luxuoso sedan elétrico nas pistas?

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Dezembro de 2023 às 07h30

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Ivo Meneghel Jr./Canaltech
Ivo Meneghel Jr./Canaltech
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Revelado globalmente durante a CES 2023 e apresentado ao mercado brasileiro no fim do mês de agosto, o BMW i7 xDrive60 é um sedan elétrico de luxo com acabamento de joia e até cinema a bordo.

E o imponente três volumes dividiu os olhares e atenções no Autódromo Fazenda Capuava com a nova geração do X7, SUV de 7 lugares da marca, lançado no Brasil na última terça-feira (28). E mostrou o porquê também é considerado um modelo com pegada esportiva — ao menos no que diz respeito ao desempenho.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de acelerar o i7 no circuito interno da fazenda em três voltas rápidas (no sentido literal da palavra). Apesar de curto, o test-drive foi suficiente para sentir o que os dois motores elétricos, instalados um em cada eixo, a potência combinada de 544cv, e o torque de 75,9 kgf/m têm a oferecer.

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Confira como é o BMW i7 nas pistas.

Como anda o BMW i7?

A chance de levar o BMW i7 xDrive60 para a pista aconteceu pouco depois de acelerar a nova geração do X7 no circuito da Fazenda Capuava. A comparação entre o SUV V8 mild hybrid e o portentoso sedan elétrico, portanto, é inevitável, já que o intervalo entre os testes foi, sem exagero, de apenas poucos segundos.

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Poucos segundos, aliás, também foi o tempo necessário para ver que as especificações do BMW i7 são, com o perdão do termo, “ignorantes”. O torque de quase 80 kgf/m, entregue de forma imediata ao cravar o pé no acelerador, é forte o suficiente para grudar o motorista no banco — e quem mais se atrever a acompanhar a volta na pista.

Diferentemente do X7, o BMW i7 apresentou uma familiaridade maior com a pista, apesar de também ser um carro de proporções exageradas para quem, por acaso, esteja pensando em colocá-lo eventualmente em track days.

O sedan de 2.715 kg, 5.391 mm de comprimento, 1.950 mm de largura, 1.544 de altura e 3.215 mm de entre-eixos mostrou um comportamento dinâmico melhor do que o irmão do segmento SUV, mas ainda longe dos carros produzidos pela BMW com DNA de corrida, como o M2 e o M3 (que também testamos, e em breve contaremos como foram as experiências).

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Mesmo sem ter sob o capô os poderosos 6 cilindros em linha, o BMW i7 é um digno representante do legado alemão. O sedan pode até parecer um pouco “desengonçado” nas curvas mais fechadas, mas, a exemplo do X7, conta com o auxílio das muitas tecnologias para se tornar um carro sempre a mão e, portanto, à altura do desafio que lhe foi imposto.

BMW i7 é para pista ou não?

Como dificilmente alguém gastará R$ 1.282.950 em um carro que tem no luxo e na sofisticação (com direito a uma tela embutida de 31 polegadas e resolução 8k), para arriscar o patrimônio diariamente em uma pista de corrida, o BMW i7 xDrive60 é o carro perfeito e pode, vez ou outra, “brincar” em uma pista de corrida com os irmãos nascidos para isso.

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