Publicidade

Adiado para 2026, Apple Car será "mais simples"

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Dezembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Reprodução / PPLWare
Reprodução / PPLWare
Tudo sobre Apple

O Apple Car, nome popular dado ao badalado projeto do futuro carro elétrico e autônomo da Apple, não está mais tão próximo de se tornar realidade. Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg e pelo Automotive News Europe, o Project Titan não deverá ser concluído antes de 2026. E, quando ficar pronto, não será tão futurista quanto todos especulam.

O time comandado por Kevin Lynch, responsável pelo sistema operacional do Apple Watch, entre outros projetos, já teria informado a Luigi Taraborrelli, gerente que trocou a Lamborghini pela Apple em julho, e aos demais executivos sobre uma importante mudança de rota no desenvolvimento do Apple Car.

Originalmente projetado para ser um carro totalmente autônomo, sem volante ou pedais, o veículo daria ao condutor a oportunidade de assistir a um filme ou jogar videogame sem precisar prestar atenção na rodovia, apenas emitindo um alerta com boa antecedência no caso de o motorista precisar assumir o controle. Em sua “nova versão”, o Apple Car, agora, deverá ser bem “mais simples”.

Continua após a publicidade

O novo projeto do Apple Car

De acordo com as fontes ouvidas pela Bloomberg e pelo Automotive News Europe, a principal mudança será mesmo a ausência do sistema de condução autônomo nível 5. Com isso, o futuro Apple Car não justificará mais o apelido dado por Tim Cook, CEO da Apple, no início do projeto. Em 2017, Cook se referiu ao carro como “pai de todos os projetos de Inteligência Artificial”.

Agora, sem o nível 5 de direção autônoma, o foco da Apple estaria voltado para algo mais prático e, principalmente, “factível”. A ideia é fazer um carro com sistemas avançados de sensores LiDAR e câmeras trabalhando em conjunto, que possam analisar as faixas de rodagem com precisão, determinar a distância segura de outros carros, objetos e pessoas.

Continua após a publicidade

Em relação ao design, nenhuma novidade, até porque tudo o que foi divulgado até hoje não passou de mera especulação. As notícias mais fresquinhas apontam que tanto o desenho do Apple Car quanto motorização e autonomia serão determinados até 2024, para que o modelo, em protótipo, comece a ser testado em 2025, um ano antes do esperado lançamento.