Apple Car | Hyundai recua e diz que não faz parte do projeto
Por Felipe Ribeiro |
Depois de alguns rumores darem praticamente como certa a participação da Hyundai no projeto do Apple Car, a gigante sul-coreana veio a público e disse que não está conversando com a Gigante de Cupertino sobre o assunto. Segundo a Bloomberg, a interrupção nas tratativas aconteceu há semanas.
- Mais Apple Car: Apple busca parcerias no Japão para compra de componentes
- A saga continua: Apple Car vai ser autônomo e deve chegar em 2024
- Apple Car | Investimento inicial da Apple seria de US$ 3,6 bilhões
O mais curioso é que a própria Hyundai havia confirmado as negociações no começo do ano, demonstrando, inclusive, certa insatisfação com sua participação no projeto. De acordo com a montadora, ela seria uma mera coadjuvante na produção do Apple Car, que seria elétrico e autônomo e teria fornecimento de componentes e montagem com outras montadoras, como Nissan, General Motors e Peugeot/Citroën.
Depois que a Hyundai disse que estava conversando com a Apple em janeiro, muito se especulou a respeito, inclusive valores iniciais de investimento e o deslocamento da Kia para ser a marca por trás dessa empreitada. A decisão teria sido tomada depois de a Hyundai afirmar que não daria mais pitacos e apenas cederia sua plataforma elétrica recém-lançada.
- Apple Car | Analista sugere que General Motors e PSA podem se unir ao projeto
- Apple Car não anima executivos da Hyundai e negócio pode não acontecer
Após esse anúncio, as ações de Kia e Hyundai caíram 13,3% e 8,4%, respectivamente.