Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp: quais as principais novidades no app de 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Dezembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Dima Solomin/Unsplash
Dima Solomin/Unsplash

O ano de 2022 foi movimentado para o WhatsApp. O mensageiro favorito dos brasileiros implementou uma série de novidades importantes para o futuro da plataforma, inaugurou as Comunidades, tornou o gerenciamento de grupos mais refinados e várias outras adições valiosíssimas para o dia a dia.

Foram meses recheados de adições, num fluxo quase incessante de atualizações experimentais e estáveis (todas, obviamente, noticiadas pelo Canaltech). Até mesmo o chefão do mensageiro, Will Cathcart, reconheceu 2022 como "o maior ano" da companhia, citando a introdução dos grupões, reações com emojis, enquetes e chamadas de vídeo com até 32 pessoas.

Continua após a publicidade

Destacando tudo que novo que foi introduzido ao mensageiro, o CT reuniu neste artigo as principais novidades do WhatsApp de 2022. Confira tudo logo abaixo:

Recuperar mensagens apagadas

Apagou uma mensagem no seu dispositivo por engano? Agora o WhatsApp permite desfazer a ação e reexibir o envio no chat. A adição finalmente acabará com os toques acidentais no botão “Apagar para mim” e permitirá que o usuário coloque o conteúdo de volta na conversa, evitando que ele suma para sempre.

Nomes antes de números

O WhatsApp mudou a prioridade na exibição de informações de contatos não salvos na agenda e passou a exibir o nome personalizado antes do número. A mudança visa tornar as conversas mais fáceis de entender, já que nomes são mais reconhecíveis e memoráveis do que sequências numéricas.

Busca aprimorada

A ferramenta de pesquisa do WhatsApp mostra quais grupos você e outro contato têm em comum. A adição refina o recurso de pesquisa do mensageiro, incrementando a funcionalidade para momentos em que você se lembra de um membro da conversa, mas não do exato nome do grupo.

Continua após a publicidade

No iPhone, usuários também receberam a capacidade de pesquisar por mensagens enviadas em datas específicas.

Conversas com si mesmo

Finalmente acabando com as gambiarras, o WhatsApp agora permite enviar mensagens para si mesmo de forma simples. A conversa com si mesmo agora pode ser acessada pela tela de “Nova conversa” do mensageiro.

Continua após a publicidade

Avatares personalizados

A onda da Meta com avatares personalizados enfim desembarcou no WhatsApp. O mensageiro permite criar bonequinhos tridimensionais exclusivos e utilizá-los para se expressar em conversas no app.

Status na tela principal

Continua após a publicidade

Publicações de status agora podem ser acessadas pela tela de chat. O atalho funciona de forma similar ao Stories do Instagram nas Mensagens Diretas (DMs): quando há uma publicação disponível, a foto do contato fica contornada por um círculo verde e tocar sobre ele exibe o post temporário.

Legendas em mensagens encaminhadas

Ao encaminhar um envio, você poderá anexar uma legenda em texto (incluindo emojis). A adição tornou o compartilhamento de mensagens mais robusto e prático para o dia a dia. Além disso, documentos encaminhados também suportam comentários.

Enquetes no WhatsApp

Continua após a publicidade

Outra gambiarra que o WhatsApp tratou de resolver este ano foram as enquetes. Desde novembro, o mensageiro incluiu o sistema de votação de forma nativa no aplicativo, permitindo criar pesquisas dentro de grupos de forma rápida e útil para descobrir a opinião de um grupo.

Guia de Negócios no Brasil inteiro

O WhatsApp investiu fortemente na presença de estabelecimentos comerciais no mensageiro e, em novembro, estreou o Guia de Negócios no Brasil inteiro. A funcionalidade inaugurada em São Paulo basicamente serve para encontrar restaurantes, provedores de serviços, lojas, mercearias e outros estabelecimentos nos arredores a partir do app.

Continua após a publicidade

Comunidades do WhatsApp

As Comunidades do WhatsApp foram inauguradas em partes do mundo em novembro. Os grupões do mensageiro são como grandes “guarda-chuvas” para conversas em grupos menores, unindo pessoas com interesses semelhantes sob o comando de uma administração única.

Continua após a publicidade

Em complemento, o WhatsApp também lançou grupos com capacidade para 1024 participantes.

Links para chamadas no WhatsApp

Usuários do WhatsApp agora podem ingressar em chamadas de vídeo ou voz a partir de um link, semelhante ao que acontece no Google Meet. A função busca facilitar a gestão de convidados numa conversa em tempo real, dispensando a necessidade de ter a pessoa salva na agenda do anfitrião.

Convites com links se tornaram ainda mais útil após a ampliação das chamadas para até 32 pessoas simultaneamente. Assim, fica mais fácil abrir uma conversa e convocar mais usuários do mensageiro.

Continua após a publicidade

Esconder o “Online”

Demorou, mas o WhatsApp finalmente permite que os usuários ocultem o status de atividade “Online” de outras pessoas. A adição em privacidade pode ser exibida no método padrão ou seguir as preferências do “Visto por último”, que pode ser público, restrito somente para contatos ou ter uma lista de exceções.

WhatsApp Premium

Numa tentativa de monetizar o aplicativo, a Meta lançou o WhatsApp Premium para contas comerciais. O serviço por assinatura permite que administradores de estabelecimentos tenham acesso antecipado para recursos extras, como acesso simultâneo em mais computadores e links personalizados.

Continua após a publicidade

Transferência de chat do Android para iOS

Atendendo a pedidos de usuários, o WhatsApp finalmente permite migrar de um iPhone para um Android (e vice-versa) sem perder o histórico de conversas. A adição depende de um aplicativo externo e tem suas limitações, mas enfim resolve uma das principais perdas decorrentes da troca de sistema operacional.

WhatsApp para Windows 11

Continua após a publicidade

No Windows, o WhatsApp inaugurou em versão estável um aplicativo novinho em folha. Desta vez construído sobre a Plataforma Universal do Windows (UWP), o programa abre mais rapidamente, oferece funcionalidades exclusivas e também sincroniza mensagens com o celular.

Reações com emojis

Primeiro com uma pequena lista de opções, depois com o catálogo inteiro à disposição, as reações com emojis do WhatsApp foram implementadas em todas as plataformas. As interações com figurinhas enriquecem as conversas no app, permitindo que usuários se comuniquem sem necessariamente enviar uma mensagem.

Vem muito mais em 2023

O WhatsApp mantém um fluxo constante de atualizações experimentais com novidades que devem ser liberadas para o público geral no futuro. Para 2023, já há uma série de adições interessantes que devem incrementar a usabilidade geral do mensageiro e torná-lo ainda mais presente na rotina de brasileiros.

Dito isto, a dica é: fique ligado no Canaltech para acompanhar tudo que há de novo no app de mensagens da Meta e nunca perca nenhuma ferramenta inédita.