WhatsApp testa código de verificação temporário contra logins indevidos
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp iniciou os testes com o código de verificação para migração de celular. Encontrado em desenvolvimento meses atrás, o método de autenticação serve como barreira final no momento da transferência, exigindo confirmação do código no momento da troca do dispositivo.
- WhatsApp teve recorde de mensagens por segundo durante final da Copa
- WhatsApp enfim permite desfazer a exclusão de uma mensagem
No momento em que um dispositivo secundário solicitar permissão para fazer login, o WhatsApp exibirá um código temporário de seis dígitos no celular primário. Daí, é necessário fornecer a sequência numérica no novo aparelho, de forma similar ao que acontece no mecanismo de verificação de duas etapas já presente no mensageiro.
O código temporário é extremamente útil para proteger de acessos indevidos, uma vez que exigirá que o atacante tenha acesso ao dispositivo primário (ou ao conteúdo da tela dele) para concluir o login. A adição servirá principalmente para evitar logins não autorizados em contas de quem compartilhou a sequência de verificação por engano.
Ainda em experimentação
A funcionalidade foi vista em pleno funcionamento na versão 2.23.1.11 do aplicativo para Android, ainda exclusiva para testadores, e divulgada pelo site WABetaInfo. Contudo, é bastante provável que ela seja implementada também no app para iOS.
Não há previsão de lançamento do código de verificação temporário ser lançado no WhatsApp. A mudança é bastante importante, então é provável que a sua liberação aconteça acompanhada com um comunicado da empresa.
Fonte: WABetaInfo