Publicidade

WhatsApp para Windows 11 é lançado oficialmente na Microsoft Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Agosto de 2022 às 09h57

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O aplicativo do WhatsApp criado especialmente para o Windows 11 foi liberado na Microsoft Store. Após meses de testes na versão beta, exclusivo apenas para cadastrados, o programa agora está oficialmente disponível para quem quiser baixá-lo na loja do sistema operacional.

O WhatsApp para Windows foi totalmente criado na linguagem da Plataforma Universal do Windows (UWP), o que garante maior compatibilidade com o sistema e melhor performance para o usuário. Além disso, funciona de maneira autônoma, sem depender de um telefone celular conectado à internet para enviar e receber mensagens dos contatos.

Continua após a publicidade

As mensagens seguem criptografadas de ponta a ponta e a interface do usuário é bem parecida com o aplicativo para celular. Há, no entanto, algumas mudanças notáveis para adequar o programa ao conjunto teclado físico + mouse em vez do antigo toque na tela + teclado virtual.

De uns meses para cá, os desenvolvedores do WhatsApp UWP corriam contra o tempo para adicionar o máximo de funcionalidades possíveis, no intuito de igualar a experiência de uso nos celulares e computadores desktops. Apesar disso, o app mobile ainda está à frente do irmão em termos de novidades e estabilidade.

Um app em evolução

Algumas avaliações do aplicativo para Windows na Microsoft Store são bem negativas. Muitas são do período beta, como dificuldade de atualização, problemas com login, lentidão na inicialização e outras queixas, mas o app já começa a ter classificações muito mais positivas — inclusive algumas antigas foram modificadas pelos usuários.

Continua após a publicidade

Para rodar o WhatsApp para Windows é preciso ter uma conta já cadastrada em um celular. Se você nunca usou o mensageiro, precisará de um número de telefone e um aparelho móvel para ingressar inicialmente por lá antes de levar a conta para o PC.

O WhatsApp deve receber uma versão criada sob medida para o macOS futuramente. Diferentemente das versões antigas, que funcionavam sobre a base do WhatsApp Web, essas soluções são construídas praticamente do zero para rodar perfeitamente em cada sistema operacional.

"Perfeitamente" é uma expressão um tanto forte para o serviço atual, mas o lançamento oficial representa um marco para a Meta. Trata-se de um indicativo de que a empresa aposta na versão para Windows e deve continuar a fazer muitos outros ajustes daqui para frente.