Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp libera links de chamadas de áudio e vídeo para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2022 às 14h41

Link copiado!

Reprodução/WhatsApp
Reprodução/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp começou a liberar para todos a criação de links de chamadas, como ocorre no Google Meet e no Zoom. Essa novidade vai permitir o compartilhamento de URLs para facilitar a entrada das pessoas em videoconferências ou conversas por áudio.

Pelo modo antigo, você precisava iniciar a chamada e convidar um a um cada participante da reunião, o que pode ser bastante demorado quando há muita gente. Com o link direto, basta tocar na tela para ser direcionado para a sala.

O link de convite pode ser gerado na guia Chamadas do WhatsApp. Lá na parte superior da tela, onde ficam registradas as ligações recentes, o usuário verá a opção "Criar link da chamada" e o ícone de corrente verde com branco. É possível selecionar qual o tipo de chamada: vídeo ou voz.

Continua após a publicidade

Qualquer usuário do Zap poderá criar as URLs, podendo ser compartilhada para outras pessoas ou grupos. Se você não tiver o número de telefone do contato, é possível enviar o link por outros apps. Vale lembrar que é preciso ter o mensageiro instalado no celular para conseguir participar da chamada.

Ao tocar no link, o app mostrará quem criou o endereço, exibindo o número de telefone e o nome do contato. São mostrados um botão para ingressar na chamada e outro para sair, caso tenha entrado por engano. Quando a videochamada começar, a interface será a mesma já conhecida dos usuários, com a possibilidade de adicionar participantes no decorrer da conversa.

Chamadas feitas por meio do link serão mostradas de modo diferente no registro, com o ícone correspondente para separar as ligações tradicionais. Caso precise refazer a ligação, é só tocar nesse registro para iniciar rapidamente a conferência em grupo com os mesmos participantes da última sessão.

Continua após a publicidade

O que muda com os links de chamadas do Zap?

A adição serve para facilitar a organização de chamadas em grupos grandes. Mesmo com a funcionalidade nativa do WhatsApp, muita gente preferia usar o Meet ou o Zoom para reuniões maiores, porque é bastante trabalhoso ter que adicionar participantes manualmente.

Não está claro se os links compartilhados terão algum prazo de validade nem se poderão ser alterados. Também não foi falado nada sobre algum mecanismo de moderação para evitar que pessoas não autorizadas ingressem nas chamadas.

Ontem (19), o WhatsApp Beta para iOS começou a exibir essa opção para os testadores, um indicativo de que o lançamento final estava próximo. O mesmo recurso havia desembarcado na versão experimental do Android em meados de setembro. Caso não apareça no seu aplicativo, vá até à loja de apps e o atualize para a mais recente.

Continua após a publicidade

Esta é provavelmente uma das novidades relacionadas ao lançamento das Comunidades, que permitirá o gerenciamento de múltiplos grupos de maneira facilitada. O problema é que a solução do Zap ainda parece incompleta quando comparado aos rivais, logo é impossível saber se os usuários vão aderir.