Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Paint ganha IA para gerar imagens com o modelo DALL-E 3

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Novembro de 2023 às 20h00

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

A Microsoft começou a liberar para todos os consumidores do Paint no Windows 11 uma integração do modelo de IA DALL-E 3 que permite gerar imagens a partir de comandos de textos. A novidade apresenta um novo campo de prompt na tela do aplicativo no qual é possível descrever a imagem desejada e obter variações em diferentes estilos.

O recurso estava em fase de teste pelo programa Windows Insiders nos canais Dev e Canary desde o final de setembro, e agora chega a todo o público com distribuição gradual. No momento da publicação desta matéria, o Canaltech ainda teve acesso à atualização.

Como funciona a IA no Paint

Continua após a publicidade

A integração do modelo DALL-E 3 da OpenAI no Microsoft Paint adiciona o botão "Cocriação" na barra superior do aplicativo, ao lado do recurso "Camadas".

O funcionamento da ferramenta é similar ao de outras IAs que geram imagens a partir de texto, com a apresentação de um conjunto diverso de resultados com base na descrição fornecida.

O recurso de cocriação com inteligência artificial do Paint organiza as opções dentro de categorias, como "Aquarela", "Carvão" e "Fotorrealismo" para que as pessoas possam escolher o estilo mais adequado para seus objetivos.

Continua após a publicidade

Os resultados também podem ser editados com as ferramentas tradicionais do Paint para desenhar e colorir as ilustrações.

Disponibilidade

Por enquanto, o Cocreator do Paint está disponível apenas em inglês e nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. Além disso, mesmo nesses países há uma lista de espera para ter acesso à novidade.

IAs nos apps da Microsoft

Continua após a publicidade

Nos últimos meses, a Microsoft aplicou diversas soluções em IA em seus aplicativos, e o Paint é apenas o mais recentes deles. As iniciativas em inteligência artificial da empresa estão reunidas sob o guarda-chuva do Copilot, com recursos para o Windows, Microsoft 365, Edge (rebatizando o Bing Chat) e o GitHub.

Vale notar também que a Big Tech tem um investimento multibilionário na OpenAI para o desenvolvimento e acesso exclusivo aos modelos de linguagem da companhia, como o DALL-E 3. Além do Paint, esse modelo de IA generativa também está presente no ChatGPT, mas apenas nas versões pagas — Plus e Enterprise — do chatbot.