Paint terá suporte a camadas estilo Photoshop
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Microsoft Paint vai ganhar suporte para a edição de imagens em camadas no Windows 11. A função, que já existe em Photoshop, Canva e outros editores mais avançados, pode facilitar muito a vida dos usuários e ampliar possibilidades de criação no software.
- Windows 11 vai reconhecer textos em capturas de tela
- Plano de fundo do Windows 11 deve "ganhar vida" graças à IA
As camadas ajudam a segmentar a edição de um arquivo e editar cada componente da montagem individualmente. É possível separar textos, ícones e fotos na mesma tela de pintura, por exemplo, com opções para reordenar, duplicar e remover cada elemento.
O modelo de organização é muito comum em editores de imagens, mas nunca havia aparecido no software da Microsoft. O editor vai inserir um botão chamado “Camadas” para abrir um painel na lateral do aplicativo, no qual o usuário pode criar e gerenciar todos os itens manualmente.
Suporte a arquivos transparentes
Com a mudança, o programa também amplia a compatibilidade para editar imagens com fundo transparente. O editor permite abrir arquivos em PNG sem fundo e sinaliza a transparência com um padrão quadriculado em cinza.
Vale lembrar que o clássico editor da Microsoft também prepara a chegada de recursos de IA e de uma opção para remover o fundo de imagens, o que também pode ajudar na edição em camadas.
Ainda no programa de testes
Os novos recursos do Paint foram liberados somente nos canais Canary e Dev do Windows Insider Program, a versão para testes do sistema operacional. Participantes do programa podem baixar a atualização 11.2308.18.0 ou superior para acessar a versão “turbinada” do editor de imagens.
A distribuição ocorre de forma gradativa aos testadores e pode levar algumas semanas ou meses para aparecer na versão estável do Windows 11. É provável que a organização por camadas apareça na grande atualização 23H2 do sistema operacional da Microsoft.