Publicidade

Windows Copilot leva IA para o sistema da Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2023 às 13h24

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou o lançamento de ferramentas de inteligência artificial para a suíte de apps Office 365. Chamado Windows Copilot, a IA deve dar assistência para diversas tarefas executadas em programas como Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

Usuários podem pedir para a IA reescrever, resumir ou explicar um texto sem depender de softwares da empresa. Assim como o Bing Chat, o Windows Copilot deve atuar como um oráculo para responder dúvidas, criar conteúdos e até executar tarefas complexas.

Você pode pedir para a tecnologia criar uma logo e ela cuidará de todo o processo. Abrirá o software desejado, produz a imagem em segundos e vai questioná-lo sobre o que fazer com o resultado. Isso vale também para configurações do sistema, como ativar o modo escuro, ou para a integração com apps, como a reprodução de uma playlist no Spotify.

Continua após a publicidade

O mais incrível é que tudo isso acontece na sua frente, como se outra pessoa estivesse mexendo no computador remotamente. Segundo a Microsoft, isso será expandido para outras atividades fora do Windows, como agendar consultas ou reservar mesa em restaurantes.

Como vai funcionar o Windows Copilot?

A Gigante de Redmond garante que a ferramenta será muito fácil de usar. Um botão do Windows Copilot ficará centralizado na Barra de Tarefas do sistema e posicionado como uma barra lateral na tela após ser executado.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O estilo parece similar ao adotado no Microsoft Edge e sua Barra Lateral. No navegador, também existe a integração do Bing Copilot para execução de tarefas, respostas a dúvidas e otimização de atividades.

Já para a suíte de apps Microsoft 365 (antigo Microsoft Office), a ideia será a mesma já vista anteriormente. A IA deve facilitar a criação de apresentações no PowerPoint, gerar tabelas organizadas no Excel ou sugerir respostas para e-mails do Outlook.

Copiloto de IA para o Windows

Continua após a publicidade

A Microsoft também expandiu o uso de plugins do Bing Chat, que agora é o buscador oficial do ChatGPT, para o Windows Copilot. Dessa forma, os desenvolvedores poderão usar as mesmas soluções do buscador para o sistema operacional e vice-versa.

A integração é a primeira grande novidade de IA para o Windows 11. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) durante o evento Microsoft Build 2023, voltado para desenvolvedores e especialistas em tecnologia.

O Microsoft 365 Copilot entrará para o Programa de Acesso Antecipado e os clientes poderão experimentar a novidade “em breve” — ainda sem uma data específica. É provável que apenas os inscritos nos programas de testes da empresa consigam experimentar o copiloto de IA do Windows.