GitHub libera Copilot Chat para todos os usuários
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
Após um período de testes fechados, o GitHub liberou a ferramenta Copilot Chat para todos os desenvolvedores da plataforma. Ainda em versão Beta, o recurso permite adicionar um chatbot diretamente à janela de escrita de códigos, com a inteligência artificial entendendo contexto e sendo capaz de prestar auxílio via texto.
- GitHub e a missão de proteger a comunidade de desenvolvimento
- Duet AI | 3 recursos da IA do Google para facilitar a vida de programadores
Entre as possibilidades disponíveis estão as sugestões de códigos, localização de erros e bugs em projetos em andamento ou a descrição de como funcionam determinadas linhas de forma textual. Baseada no ChatGPT-4, a tecnologia de IA generativa fica disponível no Visual Studio e VS Code, com qualquer usuário do GitHub podendo acessar o recurso e testar seu funcionamento nas tarefas de desenvolvimento.
A recomendação da plataforma de desenvolvimento é que os responsáveis por projetos utilizem, simultaneamente, o Chat e também a plataforma de IA Copilot, disponível desde meados de 2022. A ideia do GitHub é simplificar o trabalho e reduzir a carga de tarefas repetitivas, possibilitando maior uso da criatividade e das soluções inovadoras durante o desenvolvimento.
O serviço, aliás, vai além e tem grandes planos para a inserção da inteligência artificial nesse dia a dia. “Juntos, o Copilot e o Chat constituem a nova peça central da experiência no GitHub, formando um assistente de IA poderoso, capaz de ajudar cada passoa a trabalhar na velocidade do pensamento com a linguagem natural de sua escolha”, afirma o vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa Shuyin Zao.
Foco em segurança e democratização
A abertura da versão Beta do GitHub Copilot Chat conversa diretamente com dois ideais da plataforma, que deseja trazer mais e mais gente ao mundo do desenvolvimento do software. Isso, segundo a companhia, está no cerne do funcionamento da IA, que não apenas analisa códigos em busca de falhas e problemas, mas também os contextualiza e indica abordagens alternativas e sugestões de correção.
Isso caminha, também, ao lado da cibersegurança, peça central no desenvolvimento do chatbot. Enquanto dados internos e informações de desenvolvimento não são compartilhadas nem influenciam no avanço da tecnologia para todos, o Copilot Chat também foca em formas de remediação e busca vulnerabilidades nos códigos.
A ideia, segundo Zao, é que todo o processo de desenvolvimento e proteção seja agilizado e facilitado para desenvolvedores de diferentes níveis. Para ele, aprimorar a segurança geral dos projetos em código aberto é um objetivo central, assim como a democratização de tecnologias e o incentivo ao uso da arquitetura open-source.
O GitHub Copilot Chat está disponível, inclusive, em português, e tem acesso gratuito para todos os usuários registrados na plataforma. Guias de implementação e uso estão disponíveis no site oficial.