Publicidade

Paint testa função Cocreator para gerar imagens por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Setembro de 2023 às 11h11

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft começou a liberar o acesso à função Cocreator do Paint para testadores do programa Windows Insider. O recurso usa a tecnologia do DALL-E, da OpenAI, para gerar imagens por inteligência artificial a partir de prompts de texto.

A IA generativa integrada ao Paint chega hoje (27) para inscritos no programa de testes do Windows 11 em Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido — por enquanto, o Brasil fica de fora. O ícone do Cocreator fica disponibilizado no topo da tela do aplicativo, com espaço para inserir comandos de texto e escolher entre estilos visuais.

Continua após a publicidade

Inicialmente, o serviço só aceita comandos em inglês e funciona com base em um esquema de créditos: cada conta da Microsoft recebe 50 créditos para usar o gerador e gasta uma unidade por prompt escrito. A empresa informa que deve mudar o sistema após finalizar a prévia da nova função.

Paint cada vez mais robusto

O tempo em que o Paint era apenas um aplicativo para ajustes simples acabou. O editor ficou muito mais versátil com a chegada de novas ferramentas, como o próprio Cocreator, um removedor de fundos por inteligência artificial e a opção para organizar os trabalhos em camadas.

Entretanto, vale lembrar que as funções por IA chegam apenas aos testadores do Windows Insider em países selecionados. Por isso, podem levar algumas semanas para aparecer na versão final, mesmo após atualizar o PC para o Windows 11 23H2.