Novos recursos do Chrome em 2023 | Novo visual, privacidade e mais
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O ano de 2023 foi repleto de mudanças para o Chrome, desde um novo visual no PC até a novas ferramentas de segurança e privacidade. As novidades, disponíveis para computadores e celulares, ajudam a consolidar o navegador como o mais popular do mundo.
Quem usa o navegador do Google no computador já conseguiu notar uma grande diferença na parte visual, com a interface inspirada no Material You, do Android. Nos celulares, a experiência ficou melhorada com melhorias nas sugestões de pesquisa e integração de mais serviços ao app para iOS.
Todas as novidades lançadas pelo Chrome em 2023
Não são poucas as novidades anunciadas pelo Chrome em 2023 — acompanhe todas a seguir:
Novo visual
O Chrome para computadores ficou de cara nova em 2023. Para comemorar o aniversário de 15 anos de existência do navegador, o Google lançou uma nova versão da interface, alinhada à proposta do Material You, que guia os estilos dos apps da empresa.
O aplicativo ganhou bordas arredondadas, mudanças nos menus e a opção de escolher entre diferentes paletas de cores para personalizar a experiência.
Nos celulares, o browser também recebeu mudanças visuais e adaptou a barra de navegação às cores do tema aplicado no Android.
Gerenciador de senhas repaginado
Nem só de mudanças visuais vive o Chrome: o gerenciador de senhas nativo ganhou uma nova área no app, com maior destaque, e foi reforçado com novas funções.
As novidades incluem um campo para inserir anotações ao lado das senhas, opção para importar as credenciais de outras plataformas em arquivo CSV, possibilidade de criar um web app, novo visual no iOS e suporte a autenticação biométrica nos computadores.
Controle de memória e bateria em notebooks
O navegador do Google introduziu dois modos para economizar memória e energia da bateria (no caso de notebooks). As funções limitam recursos do aplicativo, como os efeitos de navegação ou o carregamento de abas inativas, e prolongam o uso em situações em que há falta de carga ou de espaço em disco.
Pesquisa reforçada no celular
O aplicativo para celulares adicionou mais opções para facilitar a pesquisa, com termos em alta, sugestões relacionadas à página atual, melhorias na busca por toque e mais resultados exibidos na tela.
Privacy Sandbox
A iniciativa Privacy Sandbox é um conjunto de APIs do Google voltado para reduzir a coleta de dados durante a navegação, cujo objetivo principal a longo prazo é eliminar os cookies até o final de 2024.
Algumas das APIs já foram liberadas neste ano, como é o caso da Topics. A função permite mostrar anúncios com base no histórico de navegação e usuários podem destivá-la manualmente.
Maior controle das permissões no PC
O Chrome 116 incluiu a opção “Permitir desta vez” no campo para acessar recursos do computador ao entrar num site. A alternativa libera o acesso à localização, câmera ou microfone durante um único uso e volta a pedir a mesma permissão ao acessar o site em outra sessão.
A função já estava presente nos celulares e chegou ao desktop neste ano.
Mais funções embutidas no app para iPhone
O Chrome para iOS reforçou a integração com outros produtos do Google. É possível criar eventos na agenda, ver localizações no Maps, traduzir e até usar o Google Lens sem sair do app do navegador.
Saiba quanto cada aba consome de RAM
O Chrome é conhecido por exigir bastante da memória RAM dos computadores. Uma novidade adicionada pelo Google permite conferir o consumo individual da memória em cada aba aberta.
Download de arquivos anexados em PDF
Os arquivos inclusos num PDF podem ser baixados de forma nativa pelo Chrome. A função já está disponível para computadores na tela “Flags”, a partir do comando “Portfolio PDF”.
Tradutor mais completo
O tradutor nativo de páginas foi melhorado. É possível configurar os idiomas que devem ser traduzidos automaticamente ou desativar a conversão, evitando os avisos na tela.
Pesquisa embutida em sites
O painel lateral do navegador recebeu uma função para pesquisar por todos os elementos presentes numa página, como imagens e termos de busca. Além disso, um recurso permite resumir as ideias principais da URL com IA, mas ambos os recursos ainda estão limitados a usuários nos EUA.
Mais rápido em celulares de topo de linha
Uma atualização no JavaScript do projeto Chromium deixou o navegador até 30% mais rápido em dispositivos móveis. No entanto, a mudança só é notada em celulares de topo de linha.
Nova Chrome Web Store
A loja de extensões do Chrome ganhou cara nova e recebeu ícones no estilo do Material You. Além disso, o navegador encerrou o suporte ao download de apps pela Web Store.
Modo de leitura repaginado
O navegador incorporou um novo modo de leitura no painel lateral do aplicativo para desktop, agrupado com barra de favoritos e histórico. A função tira distrações da página e permite personalizar o tamanho e o estilo da fonte.
Agrupar abas
O Chrome permite criar grupos de abas na versão para PC: é possível criar um nome e uma etiqueta colorida e agrupar várias guias em execução no navegador. A mudança concentra os links dentro da mesma etiqueta de grupo e deixa a visualização mais limpa.
Novidades que ainda podem chegar ao Chrome em 2023
Estas novidades já foram encontradas no código ou nas versões de testes do navegador, mas ainda não foram lançadas oficialmente. Confira quais são:
Leitura em voz alta
O modo também contaria com um recurso já existente no rival Microsoft Edge: a opção de ler as páginas em voz alta. A função está em desenvolvimento no canal Canary do Chrome.
Novo painel de controle
O navegador pode receber uma nova tela de controle para verificar todos os recursos consumidos, especialmente a memória RAM. A função deve concentrar atalhos para concentrar o uso de memória e de energia, por exemplo.
Pré-visualização de páginas
A versão para computadores do Chrome pode ganhar uma nova forma de pré-visualização de sites: ao passar o mouse sobre o link, é possível ver uma miniatura da página. A função está em testes no canal Canary do navegador.
Tema vinculado à área de trabalho
Além das novidades já anunciadas para o novo visual, o navegador também prepara uma opção para vincular o tema do Chrome à cor principal configurada no Windows. A novidade ainda está limitada ao canal Canary.
Controle de rastreadores
A seção de privacidade do navegador deve receber uma função para limitar a presença de rastreadores. O recurso ainda estaria em desenvolvimento no projeto Chromium e pode demorar para chegar ao navegador.
Zoom apenas para textos pequenos
O Chrome para Android prepara uma função de zoom não linear para destacar apenas alguns trechos com textos pequenos na tela — dessa forma, as fontes grandes continuariam intactas. Vale lembrar que o recurso foi disponibilizado entre as funções gerais de acessibilidade do Android 14.
Desativar todas as extensões de uma vez
O aplicativo pode aumentar o controle sobre as extensões com um comando para desativar todas com apenas um clique. O processo seria muito útil para corrigir problemas de navegação e encontrar falhas em páginas, pois evita o trabalho de fechar uma por uma.
Apagar preenchimento automático
A função de preenchimento automático agiliza muitas tarefas, mas também pode salvar alguns dados antigos e incorretos de login. O Chrome deve inserir um botão para deletar credenciais indesejadas na versão para desktop.
IA que sugere papel de parede
O navegador deve ganhar muitas funções criadas por IA nos próximos meses. Uma delas é uma ferramenta que oferece sugestões de papel de parede de acordo com o tema e as cores escolhidas pelo usuário — ainda não é possível saber se vai incluir um gerador de imagens.
IA para organizar abas
A futura área de IA do Chrome também vai inclui uma função que usa aprendizado de máquina para organizar as abas e deixar o navegador mais limpo, além de um recurso que agiliza o preenchimento automático em algumas telas.
Mudanças na tela de nova aba
A tela de nova aba do Chrome pode ficar muito parecida com o Edge em breve: o navegador desenvolve uma nova página inicial organizada com vários módulos. Seria possível acessar abas abertas em outros dispositivos, tópicos de interesse, extensões e outras informações consideradas úteis pelo sistema.
Cache para navegar de forma instantânea
O navegador desenvolve mudanças no BFCache para carregar páginas instantaneamente ao usar os comandos “Voltar” e “Avançar”, como se o Chrome “congelasse” as versões anteriores dos sites. A novidade deve chegar somente no próximo ano.
Lançamento indefinido
As funções continuam em desenvolvimento ou em testes nos canais Beta do Chrome. Portanto, ainda não é possível determinar uma previsão para a chegada à versão final do navegador, mas a expectativa é que alguns apareçam ainda em 2023.