Publicidade

Chrome testa função para baixar arquivos de documentos PDF

Por| 05 de Setembro de 2023 às 10h52

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

O Google Chrome ganhou uma nova função e agora permite que você realize downloads de arquivos anexados a documentos PDF. Isso acontece de maneira simples e nativa, ou seja, não é necessária qualquer gambiarra para fazer os downloads.

A função está disponível nas versões de testes do Chrome — Canary, Dev e Beta, segundo o vazador @Leopeva64, famoso por antecipar novidades de apps. Com isso, é provável que ela chegue em breve a todos na versão estável do programa.

Continua após a publicidade

Como funciona

O novo recurso é compatível com os chamados "portfólios em PDF", basicamente documentos que abrigam outros documentos. Esses portfólios reúnem itens como imagens e planilhas e servem para distribuir conteúdo, sendo útil, por exemplo, para quem cria um currículo em PDF com parte de sua produção profissional anexada.

Se você usa alguma das versões de testes do Chrome para PC, basta abrir um PDF e clicar no ícone em formato de clipe de papel na lateral esquerda da tela — ele tradicionalmente identifica funções de anexo. Isso abre uma aba que reúne todos os arquivos disponíveis em um PDF e é só clicar sobre a seta apontada para baixo para fazer o download.

A função é simples, mas pode ser muito útil e é uma demonstração de como o Google tem olhado com cuidado para o visualizador de PDFs do Chrome. Nos últimos anos, ele ganhou uma nova versão, tornou-se capaz de baixar PDFs editados e até mesmo de editar documentos nesse formato.

Continua após a publicidade

Ainda não há previsão de quando a função de download de anexos em portfólios chegará a todos os usuários da versão estável do navegador do Google.