Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome tem 5 novidades para facilitar o gerenciamento de senhas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2023 às 14h25

Link copiado!

PhotoMIX Company/PxHere
PhotoMIX Company/PxHere

O Google Chrome passará por uma grande atualização com cinco novos recursos voltados para a segurança do usuário. As melhorias estão focadas principalmente no Gerenciador de Senhas e devem afetar todas as plataformas nas quais o navegador está presente.

Confira a seguir tudo que deve chegar para otimizar a gestão de logins e senhas no Chrome.

5. Nova área do Gerenciador de Senhas

Continua após a publicidade

A primeira mudança é a realocação Gerenciador de Senhas para facilitar o acesso. Hoje, o recurso possui uma área nas Configurações do Chrome, mas acaba ficando um tanto escondido para a maioria dos usuários.

Um atalho na área de trabalho poderá ser criado para acesso direto ao gerenciador, assim você não precisa abrir o navegador antes de acessar. Clicar na opção deve exibir opções para alterar credenciais, modificar senhas ou ajustar níveis de segurança.

4. Anotações em senhas

Continua após a publicidade

A Gigante das Buscas também vai liberar a inclusão de notas em logins específicos. A ideia é que cada site possa ter um lembrete associado para ajudar na recordação da credencial, afinal é difícil memorizar dezenas de combinações.

Um ícone de chave, exibido na Barra de Endereços, servirá como um atalho para tais anotações. No local estarão presentes ainda o e-mail e a senha usada para login, com botões para facilitar a cópia e opção de revelar os dados escondidos.

3. Importação de senhas

Continua após a publicidade

O Gerenciador de Senhas do Chrome permitirá a importação de credenciais de outros gerenciadores no desktop. Será preciso converter os dados em um arquivo de tabela (CSV) antes de fazer o upload para o navegador.

A compatibilidade com esse serviço ainda será limitada, então nem todos os aplicativos de terceiros podem ser compatíveis. A lista oficial compartilhada no site de ajuda do Google contemplam os seguintes:

  • Microsoft Edge
  • Safari
  • 1Password
  • Bitwarden
  • Dashlane
  • LastPass
Continua após a publicidade

Não foi dito se novos gerenciadores serão incluídos nessa lista. Ferramentas importantes como o gerenciador da Kaspersky, por exemplo, estão fora do suporte no momento.

2. Autenticação biométrica nos PCs

O Chrome no desktop receberá suporte a autenticação biométrica para login em sites, algo que já existe no aplicativo móvel há algum tempo. Essa deve ser uma expansão do recurso de passkeys, que a empresa começou a oferecer este ano, como uma camada extra de segurança.

Continua após a publicidade

O uso da impressão digital ou do reconhecimento facial dispensará o uso do preenchimento automático. As formas de uso devem variar conforme os recursos do computador: notebooks com leitor de digitais poderão usar a ferramenta embutida.

1. Mudanças no design do iOS

No iOS, a verificação de senha no Chrome indicará logins que falharam. Sempre que houver uma tentativa não autorizada de acesso, a ferramenta vai sugerir a troca das informações, inclusive em caso de senhas fracas ou reutilizadas.

Continua após a publicidade

Ainda sobre o sistema operacional do iPhone, o Chrome deve ganhar pequenos ajustes de design para tornar a experiência melhor para o usuário. Os prompts de preenchimento automático, por exemplo, serão aumentados para facilitar o uso da tela tátil.

Credenciais salvas nas Configurações também podem ser revisadas mais facilmente no iOS. Se você tiver várias contas associadas a um site, os logins e senhas serão agrupados para encurtar a localização.

Quando chegam as atualizações de segurança do Chrome?

O update chegará para desktop, Android e iOS de maneira fracionada, porém tudo deve ser entregue até o final do ano. A recomendação é manter o Chrome sempre atualizado para não perder nenhuma novidade.

Continua após a publicidade

O Chrome para PC recebeu novas opções de personalização visual, como cores e temas sazonais. A tela de instalação de apps também foi modificada para ficar com o design mais parecido com a Play Store do Android.