Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para NÃO usar o Google Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Todo mundo sabe que o Google Chrome é o navegador mais usado do mundo, mas ele não serve para qualquer usuário. Em vários aspectos, o programa da Gigante das Buscas está em desvantagem em comparação aos concorrentes e, talvez por isso, ele não seja o ideal para você.

Apesar de atender as necessidades gerais, o Chrome pode não ser tão interessante para usuários que precisam de um navegador mais robusto, leve ou que lide bem com ecossistemas de serviços online de concorrentes. Sendo assim, assim como existem bons motivos para instalá-lo no computador, também existem razões para evitá-lo.

5 motivos para NÃO usar o Google Chrome

Continua após a publicidade

Confira cinco razões para não usar o Google Chrome

5. Existem opções mais completas

Embora o Chrome tenha uma infinidade de extensões à disposição, ele não é o navegador mais completo. Concorrentes como Opera, Vivaldi e Edge oferecem funcionalidades exclusivas e ainda aproveitam da fluidez do Chromium para carregar conteúdo online sem problema.

Continua após a publicidade

4. O Chrome é pesado

A fama do Chrome ser um devorador de memória RAM não existe em vão. O programa adquiriu uma reputação quanto ao uso exagerado de desempenho ao longo do tempo — basta abrir o seu Gerenciador de Tarefas conferir. Outra prova disso é a quantidade enorme de tutoriais para deixar o programa mais leve disponíveis na internet.

O Google desenvolve ferramentas para tornar o programa mais leve, mas ainda tem um longo caminho até se tornar uma opção econômica.

3. Monopólio do Google

Continua após a publicidade

A liderança do Chrome dá ao navegador controle sobre as tendências da web. Programadores e provedores de serviços querem criar web apps, páginas e ferramentas que atendam ao máximo de pessoas possíveis, mas sem perder tanto tempo assim, por isso o Chrome sempre será a primeira opção.

Porém, isso é um grave problema para o setor, já que sufoca concorrentes e inibe a inovação. Ao usar o Chrome como app do dia a dia, inevitavelmente você colabora com este processo.

2. Sem extensões no celular

Continua após a publicidade

Enquanto a versão de computador do Chrome tem uma infinidade de extensões para escolher, o app para celular não tem a mesma regalia. O Chrome mobile não suporta complementos de forma nativa, então o usuário está preso aos recursos implementados pelo Google. Neste ponto, o Firefox é uma opção mais interessante.

1. Falsa sensação de privacidade

O Google Chrome não é uma boa opção para quem busca um navegador privativo, especialmente no que tange publicidade. Segundo o teste Cover Your Tracks da Electronic Frontier Foundation, uma instalação tradicional do navegador não é eficiente para bloquear rastreadores de anúncios e mecanismos de monitoramento invisíveis — aqui, vale mais a pena recorrer também a nomes como Firefox, Brave, Vivaldi e Opera, que têm mecanismos nativos antirrastreamento e de bloqueio de publicidade.

Continua após a publicidade

Sendo assim, ter uma extensão para bloquear publicidade é mais do que necessário — e ativar uma VPN também pode ser interessante. Porém, se no celular não existem extensões, lá você estará sujeito aos olhos da internet.

O outro lado

Apesar disso, é claro que há muitas razões para optar pelo navegador do Google, então confira cinco motivos para USAR o Chrome.