Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 110 melhora tradutor e amplia segurança contra malwares

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2023 às 15h43

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Chrome 110 foi lançado nesta semana trazendo ajustes na ferramenta Google Tradutor e novidades nos atalhos na barra de endereços. O programa chegou simultaneamente para desktop e iOS, trazendo correções de bugs e melhorias no desempenho do navegador.

Chrome 110 no desktop

A versão para desktops recebeu uma importante melhoria no tradutor embutido do Google para oferecer mais versatilidade. O usuário pode especificar quais idiomas deseja traduzir automaticamente ou apenas desativar o recurso para nunca fazer a conversão. Esta é uma adição útil para quem acessa muitos sites em inglês ou espanhol, porque poupa o trabalho de ficar clicando na tradução.

Continua após a publicidade

O modo de segurança aprimorada recebeu um ajuste para analisar melhor as solicitações cookies de extensões, permitindo a identificação de malwares ou atitudes maliciosas. Vale lembrar que a ativação deste recurso pode impactar na exibição de sites, então nem todos costumam usá-la.

Quem gosta de curtir filmes e séries em alta resolução no navegador poderão tirar proveito da nova ferramenta de integração com as placas da Nvidia. O Chrome passou a suportar o NVIDIA RTX Video Super Resolution, possibilitando que modelos das séries RTX 3000 e 4000 aumentem a resolução dos vídeos de 1080p para 4K diretamente no reprodutor.

O Chrome também implementou melhorias no funcionamento do modo Picture-in-Picture, na propriedade CSS initial-letter e na escolha de saída de áudio ao usar aplicativos da web. Estes são ajustes menores que provavelmente quase ninguém notaria se não fossem mencionados pelo Google.

Continua após a publicidade

Chrome 110 no celular

Na versão mobile, o Chrome começou a permitir o acesso rápido à opção de definir o navegador como padrão (iOS) e limpar o histórico pela barra de endereços — em vez de acessar as configurações, basta digitar o comando desejado para o app executar um recurso. Outra mudança ocorreu nos atalhos do menu do navegador para iOS: agora, o próprio programa vai escolher atalhos para favoritos, senhas, histórico e outras opções mais usadas pelo usuário.

Por fim, dois recursos associados ao toque na tela chegaram para o navegador em ambas as versões (Android e iPhone). Um deles é a opção "Pesquisar imagem com o Google" passou a ser exibida no menu de contexto, sempre que o usuário toca e mantém pressionada uma foto; a segunda novidade está relacionada às datas: sempre que você tocar sobre uma data, o Chrome recomendará a criação de um evento na agenda.

Para quem deseja mais segurança, o programa agora permite ativar o modo HTTPS por padrão. É só acessar as configurações e marcar para usar conexões seguras sempre, porque assim a versão criptografada será carregada em vez do modo HTTP antigo.

Continua após a publicidade

Fim do suporte a Windows antigos

Vale lembrar que o Chrome 110 marca o fim do suporte oficial ao Windows 7 e Windows 8. A partir de agora, não serão mais lançadas atualizações para quem está nestes dois sistemas operacionais, o que pode deixar essas máquinas mais inseguras e sem novos recursos. Para quem usa Mac, o suporte seguirá a partir da versão 10.3 (High Sierra).

Se o seu computador está rodando um sistema operacional antigo, a dica é atualizar para algum mais recente. Em último caso, o jeito é apelar para outro navegador que ainda mantenha os updates.