SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Chrome deve ganhar controle de recursos no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Setembro de 2023 às 13h23

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Google Chrome pode, finalmente, ganhar um painel em que o usuário poderá controlar o uso de recursos do PC pelo navegador. A novidade, das mais requisitadas pelos usuários, estaria em desenvolvimento pela comunidade do Chromium, o browser de código aberto no qual o software do Google e tantos outros são baseados.

O novo recurso aparece após anos de pedidos dos utilizadores, principalmente no que toca o consumo de memória RAM pelo navegador. De acordo com a postagem no fórum do Chromium, o novo painel de gerenciamento de desempenho estaria em fase final de prototipagem, com a posição e funcionamento dos elementos visuais sendo experimentada pelos desenvolvedores envolvidos no projeto.

O foco no Chrome vem da ideia de que engenheiros do Google estariam por trás do desenvolvimento do recurso, que já existe em outros navegadores baseados em Chromium. O Microsoft Edge é um exemplo, com recursos que possibilitam o gerenciamento de abas abertas e dormentes, assim como a fixação de limites para uso de memória.

Continua após a publicidade

Alto consumo de RAM pelo Chrome é problema central

O desenvolvimento de um painel de performance atende pedidos de anos dos usuários do navegador do Google. Ainda que ele seja o mais utilizado da internet mundial, ele também é o mais “fominha” quando o assunto é memória, com os processos de cada aba sendo abertos de forma independente e consumindo recursos de forma indiscriminada, o que pode levar a problemas de funcionamento e travamentos, principalmente, em máquinas menos potentes.

Caso siga o caminho do Edge, o painel de gerenciamento de desempenho pode contar não apenas com controles relacionados a abas e memória, mas também opções relacionadas ao consumo de energia. No Microsoft Edge, por exemplo, há um modo de economia máxima que pode ser ativado quando a bateria estiver baixa, além de outros que permitem fixar certas aplicações mais exigentes e limitar o uso da RAM por outras menos prioritárias.

Continua após a publicidade

Como todo recurso em desenvolvimento, não há previsão de lançamento. Com o painel ainda em fase de prototipagem, pode levar alguns meses até que ele chegue às versões estáveis do Chrome, com o Google não se pronunciando oficialmente sobre o assunto.