Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai facilitar exclusão de dados do preenchimento automático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2023 às 16h30

Link copiado!

Bleeping Computer/Reprodução
Bleeping Computer/Reprodução

O Chorme pretende agilizar a exclusão de dados do recurso de preenchimento automático nos sites. A ferramenta resgata informações salvas anteriormente para otimizar o preenchimento nos sites, como nome completo, telefone, endereço e e-mail, o que ajuda a poupar muito tempo ao enviar formulários de cadastro.

O problema é que muitas informações ficam defasadas quando você muda de residência ou quando troca de e-mail. O novo método permitiria clicar em um botão para excluir de imediato as entradas antigas do autopreenchimento. No modelo atual, você precisa ir até as configurações do Google e deletar manualmente cada campo.

Continua após a publicidade

Ao ativar o recurso, a pessoa começa a ver um ícone de lixeira para apagar aquela informação na tela. Clicar ali vai limpar o dado anterior e abrir espaço para um novo salvamento, desta vez com a entrada atualizada. Em geral, esses pop-ups surgem na tela quando no respectivo campo a ser preenchido, logo após o clique no local.

A novidade foi descoberta pelo usuário Leopeva64, entusiasta do Chrome que vive encontrando recursos escondidos do navegador. Ele compartilhou o GIF acima mostrando o funcionamento em seu perfil no Twitter.

Limpeza facilitada do preenchimento automático

Continua após a publicidade

A limpeza de informações do autopreenchimento está escondida sobre um sinalizador (#autofill-show-autocomplete-delete-button) no Chrome Canary, a versão de testes do navegador do Google. Para acessá-lo, é só fazer o seguinte:

  1. Abra o Chrome Canary e certifique-se de atualizá-lo para a versão mais recente;
  2. Digite o comando chrome://flags na Barra de Endereços;
  3. Pesquise por "Autocomplete delete" e localize a opção exibida na imagem abaixo;
  4. Troque o botão de alternância para "Enabled";
  5. Reinicie o navegador e pronto.

Tente preencher os dados em um formulário de cadastro de algum site para ver se o ícone de lixeira aparece ao lado da informação. O recurso deve ser compatível com Windows, macOS, Linux e Chrome OS — sem previsão de chegada aos celulares, por enquanto.

Continua após a publicidade

Como se trata de um recurso bastante útil, é de se esperar que a novidade chegue em breve para o Chrome regular. O Google, no entanto, ainda não forneceu uma previsão de quando, ou mesmo se, a adição chegará ao seu navegador. O jeito é torcer e aguardar mais um pouco.

Na semana passada, o mesmo Leopeva64 encontrou um atalho, também em fase de testes, que fecharia as guias abertas com dois cliques no Chrome. Diferentemente da descoberta de hoje, o encerramento de abas foi visto com bastante ceticismo, afinal poderia gerar mais transtornos devido aos cliques acidentais do que benefícios.