Android 14 é lançado com foco em personalização e acessibilidade
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Google enfim lançou o Android 14. A nova versão do sistema operacional foi anunciada nesta quarta-feira (4) e chega primeiro para os dispositivos da linha Pixel, com destaque para melhorias em personalização e acessibilidade. No mesmo evento, a empresa também apresentou os novos Pixel 8 e o Pixel Watch 2.
- One UI 6 | O que esperar da próxima atualização da Samsung
- Como dividir a tela do Android | Guia Prático
O sistema estava em fase de testes desde abril, com o último Beta lançado em agosto. A versão estável apresenta também algumas mudanças pontuais na parte visual, ainda seguindo as diretrizes do Material You, e mais controles de segurança.
Novidades do Android 14
Confira as principais novidades anunciadas para a nova compilação do sistema operacional:
Novo gesto para o comando “Voltar”
O comando “Voltar” ganhou uma nova opção de gesto na tela: é possível arrastar o dedo a partir do canto esquerdo até ver uma seta que indica a ação. A mudança garante maior feedback sobre o gesto e pode facilitar a navegação.
Mais personalização
O novo Android ampliou as possibilidades para gerenciar a tela de bloqueio e deixá-la com a sua cara. Além dos papéis de parede, o sistema permite escolher entre diversos modelos de relógio, paleta de cores e atalhos.
Outra novidade é a possibilidade de incluir um tema monocromático, ideal para quem curte visuais minimalistas e discretos. E tudo isso de forma nativa, acessado pelas configurações do Android.
Papéis de parede com IA
Na falta de uma imagem preferida, usuários do Android poderão criar papéis de parede com uma IA generativa a partir de comandos de texto. A princípio, a novidade está disponível somente para os modelos Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
Novos recursos de acessibilidade
O Android 14 traz grande destaque em melhorias de acessibilidade. A ferramenta de lupa foi atualizada e ficou mais intuitiva, com comandos de pinça para ampliar ou reduzir elementos na tela e maior personalização do tamanho da área selecionada.
As configurações rápidas do Android incluem um atalho para mudar o tamanho da fonte com mais agilidade e melhorar a leitura de conteúdos com tamanhos não lineares. Assim, o recurso foca apenas em realçar os menores textos na tela enquanto preserva a dimensão original das fontes maiores.
A atualização amplia ainda as formas para conectar aparelhos auditivos e criou novos atalhos para acessá-los no sistema. Por fim, a luz do flash pode ser habilitada para mostrar quando há uma nova notificação no aparelho.
Maior controle sobre seus dados
A tela de permissões do sistema foi atualizada para inserir informações detalhadas sobre como cada app vai usar seus dados. Antes de tomar a decisão, é possível conferir se a ferramenta compartilha algo com plataformas de terceiros.
Melhor suporte para eSIM
O sistema operacional do Google deu mais um passo para acabar com os chips SIM físicos. Nas configurações, é possível localizar uma opção para convertê-lo a um eSIM e usar apenas a versão digital no aparelho.
Novo logo
A nova versão do sistema também acompanha a nova versão do mascote: o tradicional robô foi atualizado para uma versão 3D mais personalizável e dinâmica, enquanto a tipografia mudou para ficar na mesma proporção do logo do Google.
Mais novidades
O Canaltech separou as 14 novidades mais legais do Android 14, então confira e fique por dentro de tudo que o novo sistema do Google oferece.
Quais celulares vão receber o Android 14?
A atualização já foi liberada hoje para os seguintes dispositivos da linha Pixel:
- Pixel 4a 5G;
- Pixel 5;
- Pixel 5a;
- Pixel 6;
- Pixel 6 Pro;
- Pixel 6a;
- Pixel 7;
- Pixel 7a;
- Pixel 7 Pro;
- Pixel 8;
- Pixel 8 Pro;
- Pixel Fold.
Além dos celulares, o Pixel Tablet é outro modelo que recebe a atualização a partir de hoje. Agora também é a vez das fabricantes adicionarem o sistema aos celulares e criarem as próprias versões da interface, como é o caso da Samsung com a One UI e da Xiaomi com a MIUI. Veja a lista completa de dispositivos que devem receber a nova versão do Android.
Atualize já
Caso você possua um dos dispositivos compatíveis, já pode baixar e configurar o Android 14 no aparelho. Basta abrir as configurações e procurar pela opção “Atualização do sistema” para instalar a compilação.