SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Chrome revela novo visual e mais recursos da navegação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Setembro de 2023 às 11h18

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Em comemoração aos 15 anos de existência do navegador, o Google Chrome anunciou um novo visual e uma série de recursos. O grande destaque fica por conta da interface, adaptada para o design do Material You, usado nos aplicativos do Google.

Novo design do Chrome

A nova cara do Chrome conta com mais opções para personalizar as cores e as tradicionais bordas arredondadas do Material You. As paletas de cores na tela de personalização ganharam uma variedade maior de tons e os ícones foram remodelados para facilitar a leitura.

Continua após a publicidade

Além disso, o design do Material You também destaca a mudança de perfis no navegador e ajuda a diferenciar uma conta pessoal da profissional, por exemplo, e o Chrome finalmente ganhou uma opção para se ajustar automaticamente ao tema escolhido no sistema operacional.

O menu do ícone de três pontos também foi reorganizado para facilitar a busca por extensões, configurações e o gerenciador de senhas.

O navegador também preparou mudanças para a Chrome Web Store: a loja de temas e extensões ganhou uma aparência nova, também no estilo do Material You. Pela primeira vez, o espaço oferece categorias de extensões na tela principal e pode facilitar a busca por diferentes plugins.

Continua após a publicidade

Outras novidades do navegador

O Google Chrome também introduziu funções para pesquisas nas páginas e navegação com segurança. Veja o que muda:

Ícone de pesquisa em cada site

Continua após a publicidade

O Chrome adicionou o recurso “Pesquisar nesta página com o Google” para abrir um painel lateral com todas as informações de pesquisa: imagens, termos relacionados e até dados sobre a fonte. O icone fica armazenado no menu de três pontos, mas também é possível fixá-lo na barra de tarefas.

O navegador também introduziu uma nova função por IA para pesquisar e obter resumos enquanto acessa uma página. A função, ainda em testes, permite ver os pontos-chave de um site e ainda apresenta um resumo com todas as respostas presentes no texto. Por enquanto, só está disponível nos Estados Unidos.

Navegação mais segura contra phishing

Continua após a publicidade

O Google Safe Browsing foi atualizado para reforçar a proteção contra sites de phishing. O navegador vai atualizar a verificação de sites maliciosos em tempo real para bloquear o acesso — antes, a checagem ocorria em intervalos de 30 a 60 minutos. De acordo com o Google, a mudança pode gerar um aumento de 25% na proteção de malware e ameaças de phishing.

Teste o novo visual

As novidades serão liberadas aos poucos pelo navegador, portanto é importante mantê-lo atualizado para receber os recursos o quanto antes. No entanto, o chrome://flags permite conferir a nova interface do Chrome com antecedência na versão para desktop:

  1. Acesse chrome://flags no navegador;
  2. Procure por “Chrome Refresh 2023” e “Chrome WebUI Refresh 2023”;
  3. Altere ambas as opções para “Enabled”;
  4. Reinicie o Chrome.
Continua após a publicidade

Caso você queria retornar ao layout original, pode desativar as funções no Flags e aguardar a atualização. Também é possível acessar a nova versão da Chrome Web Store em chromewebstore.google.com.