Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

LLaMA | "ChatGPT da Meta" vaza e já pode ser acessado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Março de 2023 às 14h30

Link copiado!

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

A Large Language ModelMeta AI (LLaMA) vazou na internet e já pode ser acessado pelos interessados em conhecer o chatbot. A ferramenta é apontada como a alternativa da Meta ao ChatGPT, pensada para integrar os produtos e serviços da companhia, como Messenger e WhatsApp.

A LLaMA foi vazada no fórum online 4Chan por usuários não identificados. Poucos minutos depois, um usuário com o apelido juncongmoo criou uma entrada no GitHub com o nome "ChatLLaMA", descrito como um modelo de linguagem 15 vezes mais rápida que o ChatGPT. Outro usuário, chamado shawwn, desenvolveu um script para download do modelo de linguagem 65B GPT do Facebook mais rapidamente.

Continua após a publicidade

Para usar o serviço é preciso fazer o download da solução de IA, que ocupará imensos 220 GB de armazenamento no PC. Essa quantidade de dados é compreensível, afinal o modelo possui milhões de entradas para treinamento do chatbot, embora utilize menos parâmetros que os rivais.

Mas não pense que você conseguirá executar facilmente a solução no seu computador. Ela não é um app simples de se fazer funcionar, então um leigo não poderá apenas instalar no Windows para rodar. É preciso ter uma versão do Linux funcional para executar uma série de comandos e procedimentos técnicos.

LLaMA é só para pesquisadores

Continua após a publicidade

A Meta explicou que o LLaMA seria lançado inicialmente sobre uma licença de uso para pesquisadores e acadêmicos selecionados pela empresa. Não haveria nenhum tipo de cobrança agora, e nenhum usuário comum deveria ter acesso, diferentemente dos experimentos abertos conduzidos pela Microsoft no Bing e pelo próprio ChatGPT.

Infelizmente, alguém acabou vazando o programa e agora qualquer pessoa poderá usá-lo. Seria esta solução superior ao ChatGPT, da OpenAI, ou o Bard, do Google? Como o vazamento é recente, ainda é difícil fazer algum tipo de mensuração, embora a Meta tenha prometido igual nível de poder.

Esta é a segunda tentativa da Meta de lançar um chatbot de inteligência artificial humanizada. Em 2022, o Blender Bot chegou a debutar, mas foi criticado por espalhar informações falsas — assim como seus concorrentes — e reforçar preconceitos anti-semitas. Antes, a empresa chegou a testar o Galactica, cujo propósito era voltado para o conhecimento científico, mas que também precisou ser cancelado devido aos conteúdos mentirosos e racistas.

A Gigante das Mídias Sociais ainda tem projetos como o Make-A-Video, uma IA de criação de vídeos curtos a partir de descrições textuais, e a CICERO, capaz de superar o desempenho de humanos em jogos de estratégia como Diplomacy. Diferentemente da LLaMA, cujo código-fonte será fechado, a CICERO seria disponibilizado para todos os interessados em colaborar na construção de uma inteligência aprimorada de cooperação humano-IA.