Intel apresenta novas GPUs Battlemage com 50% mais desempenho
Por Daniel Trefilio | Editado por Jones Oliveira | 05 de Junho de 2024 às 07h00
![Intel / Divulgação](https://t.ctcdn.com.br/GLADTPHXwKvjHoO2kG8VJi1yWjo=/640x360/smart/i901973.png)
![Intel](https://t.ctcdn.com.br/s3lXXpRhCKVOPjbGeADZtSLtzpA=/100x100/smart/i459398.png)
A Intel revelou mais novidades sobre as novas GPUs Intel Arc Battlemage Xe2 no Intel Tech Tour, que ocorreu dias antes da Computex 2024. As próximas GPUs Intel oferecem 50% mais desempenho que as Arc Alchemist, chegando primeiro como iGPUs dos chips Lunar Lake, enquanto as placas discretas para desktop chegarão em seguida.
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O evento proprietário serviu para apresentar com calma e em detalhes uma série de produtos que, pelo formato da Computex, seriam apenas mencionados por alto nos painéis da feira.
Após 2 anos de desenvolvimento e otimização intensa no lado de drivers e software, a Intel finalmente começou a mostrar o resultado do investimento em sua segunda geração de GPUs próprias. Assim como as Alchemist, as Battlemage são altamente escaláveis, sendo possível dimensioná-las para diversas aplicações, de consoles portáteis, como o MSI Claw 8 AI+, a placas discretas.
Integração otimizada e mais capacidade Ray Tracing
Um dos principais diferenciais das novas Arc Xe2 está na otimização da integração front-end, com softwares e drivers. A arquitetura reformulada foi projetada para oferecer maior compatibilidade com games, aproveitando melhor os recursos, tanto computacionais, quanto de VRAM, cache e shaders.
![Intel Arc Battlemage tem 50% mais desempenho que suas respectivas implementações da arquitetura Arc Alchemist. (Imagem: Intel / Divulgação)](https://t.ctcdn.com.br/qO2wu9h4kOd4gg-EcaIkMA5qw58=/1024x0/smart/i901975.png)
Com isso, o desempenho bruto das Battlemage deve superar com folga o das Arc Alchemist de primeira geração, mas os ganhos devem ser ainda maiores utilizando a tecnologia XeSS de upscaling de forma mais eficiente.
Além disso, as novas GPUs foram projetadas com 8 “núcleos” de Ray Tracing consideravelmente maiores do que os incorporados nas Arc Xe1. Outra diferença muito importante é o aumento em 50% no volume de cache embarcado no die e uma nova unidade indireta de execução de comandos.
![Projeto da Intel Arc Battlemage traz núcleos de Ray Tracing maiores, 50% mais cache embarcada, e novas unidades de execução independentes. (Imagem: Intel / Divulgação)](https://t.ctcdn.com.br/ymuSKurUCDVjUBvNsInXuXdul0Y=/1024x0/smart/i901977.png)
Entre outras vantagens, isso permite implementar mais pipelines de tarefas independentes, desafogando recursos gerais das GPUs e acelerando alguns processos, especialmente em games. Tanto por isso, o ganho de 50% no desempenho é apenas uma estimativa preliminar, mas o resultado final pode ser ainda maior conforme novos drivers forem liberando mais do potencial latente dos chips.
As primeiras versões das Intel Arc Battlemage chegam no terceiro trimestre como iGPUs dos novos processadores Intel Lunar Lake. Vale lembrar que o Intel Innovation está marcado para os dias 24 e 25 de setembro, exatamente o final do terceiro trimestre, e a expectativa é que a empresa traga detalhes sobre as placas para desktop durante o evento.
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O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Intel Tech Tour 2024 a convite da Intel.