Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPUs Intel Arc Battlemage terão filtro adaptativo de nitidez

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Fevereiro de 2024 às 15h15

Link copiado!

Intel / Divulgação
Intel / Divulgação
Tudo sobre Intel

As novas GPUs Intel Arc Batllemage vão introduzir uma nova tecnologia que embarca um filtro de nitidez adaptativo aos drivers de vídeo. A novidade, que chega primeiro nos gráficos integrados dos Intel Lunar Lake, aplica o filtro apenas nas regiões embaçadas e não na imagem toda, evitando a perda de detalhes e melhorando a qualidade de imagem dentro e fora de jogos.

O Filtro Adaptativo de Nitidez, identificado em notas de atualizações recentes de Kernel do Linux, foi projetado para impactar minimamente o desempenho e consumo do sistema. Ainda segundo a documentação, a nova tecnologia embarcada irá estar presente em todas as soluções gráficas discretas e integradas da Intel a partir do Lunar Lake.

Continua após a publicidade

Amenizando geração de quadros intensa

Apesar de as tecnologias de geração de quadros serem muito bem-vindas para jogos, principalmente em GPUs de entrada, dependendo das configurações elas podem em resultar boa fluidez, mas com qualidade questionável. Isto porque elas combinam tanto o preenchimento automático de pixels em imagens escalonadas, quanto a criação completa de quadros baseado em algoritmos de extrapolação.

“[A] Intel desenvolveu um filtro de nitidez adaptativo baseado [diretamente] no motor de imagem com impacto mínimo no desempenho e consumo. A partir dos LNL [Lunar Lake], o hardware de vídeo pode utilizar uma das vias de escalonamento para o filtro adaptativo de nitidez. Isto pode ser utilizado tanto dentro quanto fora de jogos, em casos como visualização de imagens. Ele funciona em regiões de pixels conforme o nível de ajuste.”
Continua após a publicidade

Por mais que o resultado seja tecnicamente impressionante, escalonar um jogo renderizado nativamente em 720p para 4K, por exemplo, quase sempre irá resultar em imagens com regiões borradas. Com o Filtro Adaptativo de Nitidez, o próprio motor de vídeo consegue identificar automaticamente as áreas mais prejudicadas após o escalonamento, e aumentar a nitidez apenas nessas regiões, amenizando alguns dos efeitos colaterais da geração intensa de quadros.

Fonte: Kernel.org