Publicidade

GPUs Arc Battlemage chegam em 2024, sugere cronograma da Intel

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Dezembro de 2023 às 10h35

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube
Tudo sobre Intel

Após revelar os processadores Intel Core Ultra com as placas gráficas integradas Arc Alchemist LPG, a Intel parece estar se preparando para lançar a próxima geração de GPUs dedicadas em 2024. Durante a apresentação das CPUs em um evento no Japão, a companhia exibiu o planejamento para o próximo ano, sugerindo mais uma vez a chegada das Arc Battlemage.

Na imagem de planejamento do time azul, é possível observar a linha do tempo que envolve desde a primeira geração Arc Alchemist, até o lançamento dos Raptor Lake Refresh e um símbolo de GPU apontado para 2024. Após esse vazamento, a Intel se pronunciou dizendo que a legenda 2024 era apenas uma estimativa e não representava, necessariamente, um lançamento nesse período. 

No entanto, essa não é a primeira vez que as Arc Battlemage vazam. Há alguns meses, os chips da GPU foram vistos em uma fábrica da Intel, além do kit de montagem do soquete ter sido flagrado no site oficial da companhia. Dessa forma, mesmo que a Intel desminta, não é uma grande surpresa esperar essa geração de placas para algum momento de 2024.

Continua após a publicidade

Battlemage deve mirar segmento premium

Embora a companhia de Santa Clara não tenha revelado tantas informações até o momento, uma série de especulações apontam que as Battlemage devem atender o segemento topo de linha. Enquanto as Alchemist foram limitadas até a categoria intermediária, a nova geração deve ir além, com o chip máximo BMG-G10 batendo até 225W de consumo.

Além disso, as mudanças na arquitetura devem entregar uma placa de vídeo mais robusta, principalmente no que diz respeito ao Ray Tracing. Vale dizer que os drivers mais recentes das GPUs atuais conseguiram melhorar o desempenho em games, principalmente em cenários em que a tecnologia está ativada. Além disso, é provável que a Intel revele mais do ExtraSS no futuro, uma tecnologia que usa extrapolação para melhorar a taxa de quadros em jogos.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Apesar do vazamento apontar para um lançamento em 2024, a verdade é que ainda não há nenhuma janela oficial para a estreia das Intel Arc Battlemage.

Fonte: 4Gamer