O que é a Computex?
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Criada na década de 1980 para alavancar o sucesso econômico de Taiwan, a Computex é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. Sediada anualmente em Taipei, capital de país insular, rotineiramente em junho, o evento é a porta de entrada para a revelação das principais tecnologias e inovações no segmento de hardware gamer, telecomunicações, produtos para o mercado profissional, servidores, etc.
- Computex volta à forma presencial com tema “juntos, nós criamos”
- Taitra quer fortalecer presença de Gigabyte, Adata e outras marcas no Brasil
Também conhecida como Taipei Computer Exhibition, a Computex sempre serve de palco para a apresentação de inúmeras tecnologias inovadoras, grandes marcas exibindo seus mais recentes lançamentos e sempre envolta em muito “burburinho”, mostrando que o evento chama a atenção do público para além de seus pavilhões.
Inclusive, a Computex pode ser vista como a maior feira de tecnologia do mundo quando entendemos tecnologia como um conjunto de informações e/ou conhecido para integrar um produto em vez de um produto destinado exclusivamente para o consumidor final.
Um pouquinho de história
Durante o primeiro período da Guerra Fria, a polarização política fez o território da China se dividir em dois: A República Popular da China e a China Nacionalista, que entendemos como Taiwan.
Com a divisão política e crescentes tensões entre ambos os lados por conta do posicionamento ideológico, Taiwan cresceu como um filho do capitalismo e, anos depois, começou sua investida econômica. Na década de 1970, integrou os chamados “Tigres Asiáticos” ao lado de Cingapura, Hong Kong e Coreia do Sul, todos países que se destacam pelo crescimento econômico agressivo.
Em um contexto cada vez mais pungente no desenvolvimento regional, Taiwan se destacou na produção tecnológica com base nos setores secundários e terciários. A forte industrialização culminou no surgimento de empresas importantíssimas para o cenário, como a ASUS, Gigabyte, Foxconn, MediaTek, e a poderosa TSMC.
Como surgiu a Computex
Nessa conjuntura, a Computex surgiu para ser uma feira intermediária entre as grandes marcas, jornalistas e o público. Ou seja, tudo da tecnologia deveria passar por lá para ganhar notoriedade e se engajar no mercado externo e interno. Hoje, a feira é organizada pela Taiwan External Trade Development Council (TAITRA) e a Taipei Computer Association (TCA).
É nessa gigantesca feira que big techs como Intel, NVIDIA, AMD, Qualcomm e várias outras aproveitam para anunciar sua próxima geração de dispositivos ou tecnologias em primeira mão. Focada em uma cobertura geral, a feira também abriga muitos jornalistas para realizar essa cobertura e transmitir todos os detalhes em primeira mão aos seus respectivos veículos.
Portanto, se você estiver com o smartphone na mão e parar para pensar no processador ou chip de memória dentro dele, é possível que essas pecinhas tenham sido anunciadas em alguma Computex. Por mais que tenha um nicho bem restrito, são em feiras como essa que a indústria consegue se conectar com o público.
Onde acontece a Computex?
Inicialmente, a Computex começou a ser sediada no Songsgah Airport Exhibition Hall, mas o local perdeu espaço com o aumento da feira ao longo dos anos. Agora, principalmente em edições recentes, o evento acontece ou no The Taipei World Trade Center ou no TWTC Nangang Exhibition Hall, distantes cerca de 10 km entre si.
Algo bem legal da localização desses eventos é a facilidade de locomoção. Logo do Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan, há uma longa linha de metrô que liga os visitantes até o TWTC Nangang, ou fazendo paradas simples em uma segunda linha até o Taipei World Trade Center.
Posso assistir a Computex ao vivo?
Não. Por serem eventos majoritariamente presenciais, não é possível assistir a Computex integralmente online. No entanto, grandes empresas como Intel, AMD e NVIDIA fazem transmissões ao vivo de seus eventos na feira em seus sites oficiais.
Para assistir, acesse o site da empresa ou procure redes sociais como o canal do YouTube da marca para verificar se haverá alguma livestream. Caso não, é possível que o evento seja exclusivo ao público no local.
Um ponto de atenção é o horário. Como o fuso horário de Taiwan está 11h adiantado em relação do brasileiro, certas apresentações acontecem cedo, às 7h ou 8h.