Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ColorOS 12 é anunciada com Android 12 para celulares da Oppo; veja as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 12h02

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Oppo
Tudo sobre Oppo
Continua após a publicidade

A Oppo anunciou o lançamento na China da ColorOS 12, nova versão de seu sistema operacional. O software torna a companhia a segunda fabricante do mundo a revelar uma skin baseada no código aberto do Android 12 — a primeira foi a Samsung, com a One UI 4, já em fase Beta. Antes do desembarque oficial, a companhia disponibilizou uma versão beta do Android para o modelo Oppo Find X3, em maio, mas não se tratava da ColorOS, e sim de uma versão pura.

A ColorOS 12 é baseada na atualização mais recente do Android 12, a chamada Release Candidate, a última beta antes da versão estável. A ideia é os chineses testarem a plataforma antes do lançamento global, ainda sem data estipulada. Com o anúncio, cresce a expectativa de os proprietários de aparelhos da Oppo terem o sistema operacional do Google, ainda que modificado, logo no lançamento.

Conheça alguns dos recursos da ColorOS 12

Design simplificado

Se o Android 12 aposta no Material You como trunfo, a Oppo segue numa linha similar de simplificação de interface. A companhia investiu em um layout mais limpo, com espaços maiores, contraste de textos aprimoramentos, tons de cores específicos, bem, como ícones remodelados.

O visual está mais clean e com áreas de respiro (Imagem: Reprodução/Oppo)
O visual está mais clean e com áreas de respiro (Imagem: Reprodução/Oppo)

Toda essa renovação virá acompanhada de 300 novas animações para reforçar a sensação de algo totalmente novo. A empresa afirma ter usado uma tecnologia chamada Quantum Animation Engine para replicar efeitos físicos realísticos, como resistência e inércia, com objetivo de tornar a experiência suave.

Continua após a publicidade

Emojis animados estilo Apple

O que seria dos sistemas operacionais modernos se não houvesse emojis, não é? A ColorOS 12 traz a sua própria coleção animada e em 3D chamada Omoji. De modo similar aos Memojis, da Apple, as figurinhas da Oppo usam o algoritmo de captura de face para criar emojis personalizados com a sua cara.

Customize seus emojis com o seu rosto e insira animações (Imagem: Reprodução/Oppo)
Customize seus emojis com o seu rosto e insira animações (Imagem: Reprodução/Oppo)

Os Omojis podem realizar movimentos diversos e executar expressões faciais em tempo real. É possível definir parâmetros como cor da pele, cabelos, olhos, nariz, acessórios e maquiagem.

Continua após a publicidade

Smart Sidebar 2.0

Inspirado no menu lateral da Samsung, a Oppo também entrega um recurso similar no seu sistema operacional. Nesta atualização, contudo, os chineses fizeram uma renovação para incorporar seis novas ferramentas, além dos tradicionais downloads, aplicativos e mensagens. Com a Smart Sidebar será possível abrir músicas favoritas no aplicativo Music Player ou comparar preços enquanto fazem compras online.

A barra lateral traz atalhos para auxiliar o uso (Imagem: Reprodução/Oppo)
A barra lateral traz atalhos para auxiliar o uso (Imagem: Reprodução/Oppo)

Ainda não está muito claro como os mecanismos que exigem internet deve funcionar, mas aparenta ser uma integração direta entre navegador e atalhos para serviços populares no país, como o Alipay.

Continua após a publicidade

Interconexão entre dispositivos

Uma das novidades que quase todas as companhias chinesas anunciaram foi a conexão multitelas, com a possibilidade de executar funções de forma integrada no celular, TV e PC. No caso da ColorOS 12, isso também estará presente, embora de forma mais discreta: a Cross-Screen Interconnection permitirá a operação de telefones por meio de desktops e notebooks.

Controle seu celular pelo PC e transfira arquivos rapidamente: essa é a promessa (Imagem: Reprodução/Oppo)
Controle seu celular pelo PC e transfira arquivos rapidamente: essa é a promessa (Imagem: Reprodução/Oppo)

A interconexão permitirá também a transferência de arquivos entre dispositivos com velocidade de até 45 Mbps. Segundo a Oppo, será possível enviar 500 fotos do telefone para o PC (necessário ter Windows 10 ou superior) em apenas um minuto.

Continua após a publicidade

Recursos de privacidade do Android 12

Por ser uma modificação construída em cima do Android 12, a ColorOS 12 terá todos os recursos de privacidade do sistema do Google. O usuário poderá controlar todas as permissões solicitadas por aplicativos para uso de microfone, câmera e localização, além de ter acesso ao painel para gerenciar uma a uma cada utilização.

Os recursos do Android 12 estarão na ColorOS (Imagem: Reprodução/Oppo)
Os recursos do Android 12 estarão na ColorOS (Imagem: Reprodução/Oppo)

Como novidade exclusiva, o sistema chinês terá um recurso de compartilhamento seguro de fotos e vídeos que permite apagar informações pessoas das imagens originais. Assim, a pessoa consegue se resguardar a respeito da data e do local onde o registro foi feito, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quando chega a ColorOS 12?

A Oppo já confirmou que o aparelho topo de linha Find X3 Pro Photographer Edition será o primeiro modelo a rodar a ColorOS 12. O beta público limitado será lançado para as séries Find X3 e OnePlus 9 na China, em outubro, sem data fixada. No mês seguinte, as séries Find X2 e Reno 6 devem testar o sistema, enquanto os proprietários de telefones Reno 5, K9, A95, A93, Ace2 e OnePlus 8 receberão o update em dezembro.

Essa é uma boa novidade para proprietários de aparelhos da OnePlus, afinal eles também contarão com o novo sistema. As duas empresas chegaram a anunciar uma parceria para integrar o código da Oxygen OS à ColorOS, o que traria frutos a partir do lançamento do Android 12. Com isso, é possível inferir que esta nova versão deve abarcar o que há de melhor nas duas modificações.

O que você acha da ColorOS 12? Será que ela tem condições de brigar com MIUI e OneUI para ser a variação de Android mais bonita do ano?