WWDC 2023 | O que esperar e onde assistir ao evento da Apple
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Worldwide Developers Conference 2023 (WWDC) promete apresentar várias novidades de todo o ecossistema Apple. Neste ano, além das tradicionais novidades de iOS e demais sistemas, espera-se que a Maçã apresente um novo MacBook e seu alardeado headset de realidade mista.
- iOS 17 | Todas as novidades e o que esperar da atualização
- Reality Pro: os bastidores conturbados dos óculos VR/AR da Apple
Quando acontece a WWDC 2023?
A abertura da WWDC 2023 está marcada para 5 de junho,às 14h (horário de Brasília), em Cupertino, Estados Unidos. O evento presencial prosseguirá até o dia 9 de junho.
Como assistir à WWDC 2023?
A WWDC 2023 será transmitida ao vivo pela Apple tanto em seu site quanto no canal da Maçã no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=GYkq9Rgoj8E
O que esperar da Apple na WWDC 2023?
iOS 17, iPadOS 17 e mais
WWDC já virou sinônimo de versões futuras dos sistemas operacionais da Apple. A edição de 2023 deve marcar a apresentação do iOS 17 e do iPadOS 17.
Após a apresentação chamativa do ano passado, quando trouxe uma grande ênfase em personalização, o evento deste ano promete ser mais comedido. O iOS 17 deve ser um sistema mais focado em pequenas atualizações e estabilidade, sem inovar tanto no geral.
A companhia já demonstrou alguns recursos de acessibilidade, como a reprodução de voz sintética após 15 minutos de treinamento, e otimização da Ilha Dinâmica. É provável que alguns widgets interativos também cheguem para dar um toque mais animado à tela inicial.
A grande expectativa fica por conta de um possível anúncio que poria fim às “amarras” de instalação de novos apps no iOS. Com várias derrotas em tribunais, especialmente na Europa, a Maçã poderia ficar “bem na fita” ao liberar aplicativos fora da App Store.
Os demais sistemas operacionais, como o macOS 14, o tvOS 17 e o watchOS 10 ainda seguem como um mistério. Os relógios inteligentes podem ganhar uma interface com mais widgets, mas não há detalhes.
Diário para saúde mental
O The Wall Street Journal descobriu que a Apple lançará um novo aplicativo de diário para o iPhone. A ideia é deixar que as pessoas anotem seus pensamentos, sentimentos e atividades ao longo do dia.
O app deve sugerir tópicos para escrever em momentos aleatórios ou sugerir o compartilhamento de conteúdos. Outra possibilidade é a detecção de atividades diferentes da rotina, como um exercício físico ou uma ida ao cinema, para oferecer insights.
Reality Pro: óculos de realidade mista
Os óculos de realidade mista da Apple estão entre os produtos mais aguardados da empresa nos últimos cinco anos. Embora ainda não haja confirmação da sua existência, há muitos indícios e pistas que sugerem suas principais características, como a experiência em RV e RA ao mesmo tempo.
O Reality Pro, como tem sido chamado, deve ter uma aparência de óculos de esqui e alguns botões para alternar entre o mundo físico e o mundo digital. Ele teria câmeras externas para enxergar ao redor e dispensaria conexão com outros dispositivos para funcionar.
Se for apresentado no evento, o anúncio deve vir acompanhado de preço — hoje estimado em US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil, em conversão direta) — e uma data de lançamento.
xrOS: sistema operacional para o Reality Pro
O xrOS pode ser o nome do sistema operacional embarcado no óculos Reality Pro. A sigla XR é derivada do termo eXtended Reality (realidade estendida, em português), uma terminologia aplicada a dispositivos que lidam com realidade mista.
Um evento misterioso marcado para a noite da palestra de abertura da WWDC 2023 poderia ser usada para mostrar o funcionamento do Reality Pro com o xrOS rodando. Segundo o desenvolvedor Paul Hudson, apenas alguns participantes selecionados terão acesso.
MacBook Air de 15 polegadas
A Apple também deve lançar uma versão maior do MacBook Air com 15 polegadas — o notebook leve usa uma tela padrão de 13 polegadas há vários anos.
Os rumores apontam para um computador portátil com o chip M2, usado em modelos do MacBook Air do ano passado. A resolução de tela poderia ser expandida para 3024 x 1964, igual ao MacBook Pro de 14 polegadas e melhor que o modelo de 2022.
No mais, não parece existir nada muito além da tela maior. Há rumores de uma versão Air e outra Pro de 13 polegadas, que custaria mais barato que os modelos mais parrudos. Outra hipótese seria a demonstração de um iMac de 24 polegadas equipado com um novo chip M3.
Como a WWDC tem maior foco em software, é provável que apenas um dos aparelhos acima mencionados dê as caras. O MacBook Air de 15 polegadas é o candidato mais forte, porque não seria preciso aprofundar demais em questões de hardware.
Inteligência artificial aplicada a produtos
A Apple é uma das únicas Big Techs a não ter anunciado nenhuma ferramenta de inteligência artificial até o momento, mas isso pode mudar durante o evento deste ano.
Vagas de trabalho listadas em um site oficial da empresa envolvem posições ligadas ao desenvolvimento de uma IA generativa. Dos 176 cargos disponíveis na companhia no momento, 88 aparecem na busca por inteligência artificial.
Mesmo que não rivalize com chatbots do mercado, como o ChatGPT e o Bard, é difícil pensar que a companhia não planeja adicionar recursos para otimizar seus gadgets ou sistemas. Há rumores de otimização da Siri com IA ou realização de atividades em apps como redigir e-mails ou resumir conteúdos de páginas.