Publicidade

iOS 17 | Todas as novidades e o que esperar da atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Abril de 2023 às 14h00

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Apple)
(Imagem: Reprodução/Apple)

Falta pouco para a abertura da WWDC, quando Apple mostra as novidades de 2023 para o público geral, e entre as mais aguardadas está o iOS 17. O novo sistema operacional da companhia chega para suceder o iOS 16 e vai dar vida aos iPhones deste e dos últimos anos.

Inicialmente prevista como uma atualização incremental, o iOS 17 deve trazer refinamentos importantes para o que foi apresentado no iOS 16, mas acrescentando importantes melhorias na qualidade da experiência do usuário. Contudo, analistas acreditam que a compilação introduzirá funções novas "boas para se ter" no celular, atendendo também demandas antigas dos consumidores.

O que esperar do iOS 17?

Continua após a publicidade

Nova Central de Controle

O iOS 17 pode apresentar uma Central de Controle repaginada. Ainda não há informações concretas sobre as mudanças da bandeja, mas é possível que elas sejam pautadas em aprimoramentos visuais e mais personalização.

App de diário

A Apple aparentemente desenvolve um novo app de diário para acompanhar o usuário durante a rotina e monitorar sua saúde. O aplicativo aproveitaria a íntima integração com o ecossistema da companhia para fornecer detalhes precisos sobre as atividades e até mostrar com quais pessoas o usuário conversou.

Continua após a publicidade

Melhorias na Ilha Dinâmica

Tudo indica que a Apple quer tornar a Ilha Dinâmica ainda mais útil no iOS 17, e a seção pode receber mais recursos, animações e integração com a Siri. É bem provável que isso aconteça, especialmente se a companhia quiser expandir a funcionalidade para mais modelos.

Widgets mais interativos

Continua após a publicidade

Novos widgets interativos podem desembarcar no iOS 17. A tela principal do novo sistema operacional pode carregar novos complementos com botões, interruptores, barras deslizantes e outros atalhos para facilitar o uso do celular.

Revisões no app Wallet

O app Wallet, a carteira virtual do iPhone, deve receber "uma atualização importante", segundo o analista do Bloomberg Mark Gurman. Ainda não há detalhes sobre as novidades do programa.

Continua após a publicidade

Suporte para outras lojas de apps

A Lei Regulatória de Mercados Digitais da União Europeia já deve ter feito a Apple se mexer e, no iOS 17, a empresa pode implementar suporte para outras lojas de aplicativos além da App Store. Nada está confirmado até agora e é possível que a medida seja exclusiva para os países afetados pela regulação.

Suporte para realidade mista

Continua após a publicidade

Se a Apple pretende lançar o próprio óculos de realidade virtual e aumentada em 2023, é bastante provável que ferramentas específicas para ele estejam contidas no iOS 17. Ainda não existem informações concretas, mas as funções poderiam tomar forma de aplicativos, sincronização automática de informações e muito mais.

Melhorias no CarPlay

Continua após a publicidade

A integração veicular do iOS, o CarPlay, pode ficar melhor no iOS 17. A ferramenta pode ter ferramentas mais úteis para tornar passeios mais agradáveis, além de permitir controlar funções do carro como volume e rádio pela plataforma.

Tela de Bloqueio com novidades

Outro rumor dá conta de que a Tela de Bloqueio do iPhone com iOS 17 também será abastecida com novidades. A seção deve poder exibir letras do Apple Music, ganhar mais opções de personalização e ter a possibilidade de compartilhar visuais com outros usuários.

Quais iPhones serão atualizados para o iOS 17?

Continua após a publicidade

Por enquanto, a Apple não divulgou a lista oficial de dispositivos que vão receber o iOS 17, mas já há especulação sobre esse tema. Um rumor recente apontou que o novo sistema não seria liberado para iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, lançados em 2017. Contudo, o assunto ficou confuso quando outro rumor negou essa informação.

Se é o suporte dos modelos de 2017 que está em jogo, então é possível que os lançamentos de 2018 em diante estejam com o iOS 17 garantido. São eles:

Quando o iOS 17 vai ser lançado?

Continua após a publicidade

O iOS 17 ainda não tem data oficial de lançamento, mas é muito provável que aconteça em 2023. Geralmente, a Apple costuma lançar novas versões de seus sistemas operacionais entre setembro e outubro — isso, considerando se correu tudo bem no período de testes. Até agora, não há informações de que a Maçã quebrará a tradição.