Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhones vão reproduzir voz do usuário após 15 minutos de treinamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Maio de 2023 às 13h15

Link copiado!

Bruno Salutes/Adobe Stock
Bruno Salutes/Adobe Stock

A Apple anunciou um conjunto de novidades para adicionar mais acessibilidade ao iOS. O objetivo é facilitar o uso dos iPhones e iPads por pessoas com dificuldades motoras, cognitivas, visuais ou auditivas.

Os ajustes vão desde coisas pequenas, como pausar GIFs no Safari e no Mensagens, até coisas maiores, como personalizar vozes para leitura do que você escreve. Trata-se de uma grande evolução do software da Gigante de Cupertino para trazer mais inclusão.

Voz personalizada no iPhone e iPad

Continua após a publicidade

A primeira adição, e talvez a mais interessante, é um recurso de voz para quem perdeu a capacidade de falar. A ferramenta Personal Voice permite criar uma voz sintetizada para conversar com amigos ou familiares.

Qualquer pessoa poderá definir uma voz personalizada ao ler alguns textos em voz alta por cerca de 15 minutos. É claro que isso não vale para quem já possui um problema na fala, mas pode permitir que um parente ou amigo empreste a voz para transformar o texto em áudio.

A novidade se integra ao Live Speech: o usuário escreve o que quer dizer e o Personal Voice lê em voz alta. O recurso ao estilo Stephen Hawking usa aprendizado de máquina para manter informações privadas e seguras no dispositivo.

Continua após a publicidade

Simplificação de aplicativos

Os principais apps da Maçã devem ganhar suporte a um recurso inédito chamado Assistive Access (Acesso Assistivo, em português) para ajudar usuários com deficiência cognitiva. Os softwares são resumidos a recursos essenciais para aliviar o excesso de opções e oferecer uma interface mais amigável.

Os apps Telefone e FaceTime são os mais relevantes afetados pela ativação do assistente. Haverá também versões modificadas do iMessage, Câmera, Fotos e Música, todos com botões de alto contraste, textos ampliados e outros ajustes de acessibilidade.

Continua após a publicidade

Esse conjunto personalizado está em fase de testes desde o final do ano passado em uma versão beta do iOS 16.2. Agora, parece estar tudo pronto para o lançamento no iOS 17, que deve ser anunciado durante a WWDC 2023.

Lente de aumento para pessoas com baixa visibilidade

A Apple pretende adicionar um novo modo de detecção na lente de aumento para ajudar pessoas com pouca visão a enxergar a tela. A ferramenta terá um assistente capaz de usar a câmera como olhos para fazer a leitura.

Continua após a publicidade

Basta apontar a câmera para onde deseja e o serviço fará a tradução da imagem em voz. No exemplo, a Apple fala sobre o uso do teclado de um forno micro-ondas: é só abrir a câmera no iPhone ou iPad fazer a leitura dos números. A leitura mudará conforme o mover do dedo para outros números ou funções, assim saberá que não pressionou nada por engano.

A promessa é de ativação automática para quem usa o modo de acessibilidade. Uma IA identifica quando a pessoa está usando a câmera para leitura e envia o comando para a reprodução por voz.

Emparelhamento de aparelhos auditivos no Mac

Para pessoas com deficiência auditiva, a Apple deve entregar um recurso de pareamento de aparelhos auditivos no macOS. É preciso que o dispositivo seja compatível com o iPhone, mas essa facilidade pode ser levada também para os Macs.

Continua após a publicidade

Finder, Mensagens, Mail, Calendário e Notas devem ganhar ajustes no tamanho das fontes e mais acessibilidade no Mac. O foco parece tornar desktops e notebooks da Maçã tão acessíveis quanto celulares e tablets.

Mais recursos de acessibilidade do iOS 17

Outras pequenas melhorias previstas para desembarcar no iOS 17 incluem pausa na reprodução de GIFs no Safari e no Mensagens. A ideia é permitir que as pessoas possam ver com calma cada frame, sem a necessidade de aguardar o recomeço.

Continua após a publicidade

Será possível personalizar a velocidade de fala da Siri, com ajustes para acelerar ou reduzir a reprodução. As pessoas também podem usar o Controle de Voz para receber sugestões fonéticas na edição de texto.

Os dispositivos da Apple já apresentam suporte a legendas ao vivo, leitor de tela com VoiceOver, bem como detecção de movimentos ou sons. Essas opções devem complementar os atuais recursos disponíveis no Mac e no iPhone, principalmente os que desembarcaram no iOS 16.

O iOS 17 deve ser o introdutor da maioria dessas novas tecnologias. Além disso, o sistema pode ter uma grande novidade na tela de bloqueio e ser mais relevante do que se previa.